Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco Correa de-
Autor(es): dc.contributorMarques, Isakelly Pereira-
Autor(es): dc.creatorEsperança, Ighor de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756901-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docente-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work describes the formation path for interdisciplinary practice in basic education, according to current Brazilian educational pretensions, of an undergraduate student in Chemistry at the Federal Fluminense University, through his participation in the project called Construction of interdisciplinary strategies in dialogue with SEEEDUC-RJ Curriculum, which is connected to the Institutional Program LIFE UFF – Natural, Social and Human Sciences in dialogue that has a partnership with Guilherme Briggs State School (Santa Rosa – Niterói/RJ), between 2015 and 2016. The student’s reflections about scientific knowledge and interdisciplinarity, about the settled educational system and the ambitions for education in modern society, about human rights and citizenship are detailed, as well as his difficulties and overcoming over the whole process, which contributed to his personal and professional formation, from initial reading and discussion of the theoretical references to planning, construction and application of an integrated bimonthly didactic and pedagogical material of the Natural Sciences for the 2nd quarter of high school’s 3rd year. Furthermore, his impressions of the interdisciplinary educational perspective from his pedagogical action in basic school and its value for his formation as a teacher are portrayed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo mínimo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectNatural sciences-
Palavras-chave: dc.subjectMinimum curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleReflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.