Como ler quando não se vê? A formação do desenvolvimento de coleções para pessoa com deficiência visual: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.contributorBadini, Sandra Borges-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Julietti de-
Autor(es): dc.creatorMarçal, Michely Isabel do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756893-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar a formação do desenvolvimento de coleções para portadores de deficiência visual em Instituições de ensino superior na região central de Niterói, RJ. Também visa descrever quais instituições possuem aparatos tecnológicos apropriados e quais instituições desenvolvem projetos de leitura aos portadores de deficiência visual. Descreve a importância da política de desenvolvimento de coleções bem como a conscientização dos bibliotecários em fundamentar a compra, doação e permuta de materiais acessíveis dentro da política. Discorre sobre o tema acessibilidade e pessoa com deficiência. Apresenta uma gama de tecnologias assistivas que o bibliotecário pode utilizar para inclusão. Finaliza, reconhecendo as vantagens que a inclusão oferece á pessoa com deficiência visual quando esta inserida no universo da leitura-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses aims to map and analyze the formation of the development of collections for visually impaired in higher education institutions in the central region of Niterói, RJ. It also aims to describe which institutions have appropriate technological apparatuses and institutions which develop reading projects for the visually impaired. Describes the importance of the collection development policy and awareness of librarians support the purchase, donation and exchange accessible materials within the policy. Discusses the topic accessibility and disabled person. It offers a range of assistive technologies that the librarian can use. Terminates, recognizing the advantages that the inclusion offers to the person with visual impairment when it inserted in the reading of the universe-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de coleções-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de coleção-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectCollection development-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity library-
Palavras-chave: dc.subjectVisually impaired person-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Título: dc.titleComo ler quando não se vê? A formação do desenvolvimento de coleções para pessoa com deficiência visual: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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