Diagnóstico de um sistema de gestão integrado da qualidade e continuidade do negócio em empresa do setor de telecomunicação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosenza, Harvey José Santos Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorStael, Giovanni Chaves-
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributorCosenza, Harvey José Santos Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rodolfo-
Autor(es): dc.creatorLima, Gabriel Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756891-
Descrição: dc.descriptionA mortalidade de micro e pequenas empresas é um assunto que vem sendo pesquisado por instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por conta do considerável número registrado nos últimos anos. Por conta desse cenário, as novas organizações têm buscado formas para evitar que os seus negócios acabem. Nesse projeto, estudou-se o caso da Engetel, empresa do ramo de telecomunicações criada no ano de 2014, em Rio das Ostras - RJ. A partir do desejo da Alta Direção em melhorar a estrutura, consolidar o crescimento do negócio e evitar uma morte nos seus primeiros anos, identificou-se os Modelos de Referência à Gestão como uma alternativa viável para esses fins. O objetivo desse projeto foi desenvolver um plano de ação para implementação de um sistema de gestão da qualidade na Engetel, utilizando os Modelos de Referência NBR ISO 9001, NBR ISO 22301 e o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e se constatou que o conceito chamado de Metamodelo de Gestão seria útil nesse contexto. Então, através da utilização desse conceito, foi criado um Metamodelo de Gestão, a partir da ISO 9001, da ISO 22301 e do MEG, de acordo com as particularidades da Engetel. Após isso, foi realizado um diagnóstico do estado atual da organização frente ao Metamodelo criado e assim foram desenvolvidas ações para uma futura conformidade da empresa aos requisitos criados-
Descrição: dc.descriptionThe mortality of micro and small enterprises is a subject that has been researched by institutions such as the Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) due to the considerable number of registered in recent years. Because of this scenario, new organizations have been looking for ways to prevent their business from ending. In this project, we studied the case of Engetel, a telecommunications company created in 2014, in Rio das Ostras - RJ. Based on Superior's desire to improve structure, consolidate business growth and avoid death in its early years, Management Reference Models have been identified as a viable alternative for these purposes. The objective of this project was to develop a plan of action for the implementation of a quality management system in Engetel, using the Reference Models NBR ISO 9001, NBR ISO 22301 and the Modelo de Excelência da Gestão (MEG). For this, a bibliographic research was carried out and it was found that the concept called Management Metamodel would be useful in this context. Then, through the use of this concept, a Metamodel of Management was created, from ISO 9001, ISO 22301 and MEG, according to the particularities of Engetel. After this, a diagnosis was made of the current state of the organization in according of the created Metamodel and thus actions were developed for a future accordance of the company with the requirements created-
Descrição: dc.description129 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de referência-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMetamodelo-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectPequena empresa-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectTerceiro setor-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectReference models-
Palavras-chave: dc.subjectManagement of quality-
Palavras-chave: dc.subjectMetamodel-
Título: dc.titleDiagnóstico de um sistema de gestão integrado da qualidade e continuidade do negócio em empresa do setor de telecomunicação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.