Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tourinho, Carlos Diógenes Côrtes | - |
Autor(es): dc.contributor | Gurgel, Diogo de França | - |
Autor(es): dc.contributor | Yazbek, André Constantino | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, José Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756889 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa monográfica tem como principal objetivo apresentar o importante desenvolvimento dos conceitos de “transcendência” e “imanência” nas Cinco Lições de 1907 de Edmund Husserl. A primeira parte concentra-se na definição dos termos no primeiro sentido em que são utilizados por Husserl. Os conceitos de “transcendência” e “imanência” são definidos, neste primeiro momento, em sua relação com o ato cognitivo. Denunciando a ingenuidade da atitude natural, Husserl apresenta o desafio que o enigma do conhecimento transcendente impõe à filosofia. O exercício da epoché, adotado como uma estratégia metodológica, coloca sob o índice de “nulidade” o mundo transcendente à consciência do sujeito ognoscente. A segunda parte do trabalho concentra-se nos conceitos de “transcendência” e “imanência” cujos sentidos, agora, foram modificados pelo exercício da epoché. Mesmo sob o exercício da epoché, a imanência, entendida como imanência psicológica, ainda abriga transcendências. Faz-se necessária uma radicalização do exercício da epoché para que o objeto de conhecimento apareça como “fenômeno puro” na imanência da consciência. No uso da epoché e da redução fenomenológica, Husserl apresenta-nos o domínio onde estão os “fenômenos puros”, os “objetos” de investigação da fenomenologia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edmund Husserl | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transcendência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imanência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transcendentalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Husserl, Edmund, 1859-1938 | - |
Título: dc.title | Transcendência e imanência: considerações de Edmund Husserl nas Cinco Lições | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: