O uso do cinema como ferramenta metodológica para a disciplina de sociologia no livro didático: uma análise de "sociologia em movimento"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTamberlini, Angela Rabello Maciel de Barros-
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gleissiton Gualberto Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9819-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756888-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é abordar a utilização do cinema enquanto ferramenta metodológica para o ensino da sociologia. Partindo de uma contextualização histórica do ensino da sociologia no ensino secundário, desde as primeiras iniciativas no período que antecede a República até a atualidade, com a disseminação das novas tecnologias, buscamos refletir sobre as transformações por elas introduzidas no acesso ao conhecimento, ao trabalho, à cultura e à ciência e seu caráter de ampliação da dominação e dos controles sociais, ou a possibilidade de sua utilização como ferramenta que contribua para propiciar a formação crítica e a emancipação. Nesta perspectiva, discorremos sobre a utilização da tecnologia e informática em sala de aula e como este recurso pode vir a beneficiar o (a) professor(a) em seu trabalho. Enfatizamos a importância da utilização dessa ferramenta, recorrendo a filmes críticos, dissociados das produções da indústria cultural. Através de uma análise qualitativa, interpretamos os dados colhidos por meio de pesquisa efetuada nas escolas, com aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os questionários foram aplicados a alunos e duas professoras da Escola Estadual Almirante Tamandaré e aos discentes e a uma professora do Colégio Liceu Nilo Peçanha. Nossa experiência no PIBID serviu como laboratório para este artigo monográfico e através desta experiência também foi possível descrever episódios que ilustram as relações de poder dentro do espaço escolar. O objetivo principal deste artigo monográfico consiste em analisar três capítulos do livro “Sociologia em movimento” e, a partir das suas indicações, efetuar a análise dos filmes propostos no final de cada capitulo, verificando em que medida os conteúdos dos filmes se relacionam com a realidade dos estudantes e se a escola propriamente realiza o papel de fornecer uma estrutura adequada para que o docente realize sua atividade. Concluindo, devido ao pouco tempo que a Sociologia possui na grade curricular do ensino médio, sugerimos novas ferramentas pedagógicas que possam contribuir para o aprendizado e a qualidade social da escola pública-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to approach the use of cinema as a methodological tool for the teaching of sociology. Starting from a historical context of the teaching of sociology in secondary education, from the first initiatives in the period before the Republic to the present, with the dissemination of new technologies, we seek to reflect on the changes they have introduced in access to knowledge, culture and science and its character of expansion of domination and social controls, or the possibility of its use as a tool that contributes to foster critical education and emancipation. From this perspective, we discuss the use of technology and computer science in the classroom and how this resource may benefit the teacher in his or her work. We emphasize the importance of using this tool, using critical films, dissociated from the productions of the cultural industry. Through a qualitative analysis, we interpret the data collected through research conducted in schools, with the application of questionnaires with semi-structured questions. The questionnaires were applied to students and two teachers of the State School Almirante Tamandaré and the students and a teacher of the Nilo Peçanha Liceu College. Our experience in PIBID served as a laboratory for this monographic article and through this experience it was also possible to describe episodes that illustrate the power relations within the school space. The main objective of this monographic article is to analyze three chapters of the book "Sociology in motion" and, based on its indications, to analyze the proposed films at the end of each chapter, verifying to what extent the contents of the films relate to the reality of the students and if the school itself fulfills the role of providing an adequate structure for the teacher to carry out his activity. In conclusion, due to the short time that Sociology has in the high school curriculum, we suggest new pedagogical tools that can contribute to the learning and the social quality of the public school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos e metodológicos-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectCinema and education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of sociology-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic and methodological resources-
Título: dc.titleO uso do cinema como ferramenta metodológica para a disciplina de sociologia no livro didático: uma análise de "sociologia em movimento"-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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