As ressonâncias das emoções na literatura infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Anderson Xavier Tibau-
Autor(es): dc.contributorSilva, Márcia Maria e-
Autor(es): dc.creatorCosta, Blenda Cristina Reis da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756869-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância, entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte, contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas interações entre os sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionThis Pedagogy course conclusion work aims to relate aspects of the anthropology of emotions with children's literature, especially in how affectivities resonate in interactions between subjects, understanding the experience of children's literature as the event that through emotion transforms the subject's gaze towards society and towards himself. Children's literature is mostly understood as a pedagogical didactic object, not being recognized as an artistic experience for the subject in childhood, however children's literature must be considered in its entirety as an experience that helps in pedagogical practices and also that expands the child's vision in their artistic, aesthetic, cultural and emotional contexts, thus contributing to the integral formation of the subject. To carry out this study, the reading and understanding of the book Anthropology of Emotions by David Le Breton was carried out, as well as the research of other authors and their works on children's art and literature. Based on the appreciation of children's literature, which, like art, contributes to the integral and emancipatory formation of the subject, we observed the reading and conversation circle of the book Olavo by Odilon Moraes, in order to observe a concrete social interaction, to understand how the resonances of emotions can be essential in interactions between subjects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia das emoções-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropology of emotions-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Título: dc.titleAs ressonâncias das emoções na literatura infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.