Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Anderson Xavier Tibau | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Márcia Maria e | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Blenda Cristina Reis da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25017 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756869 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância, entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte, contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas interações entre os sujeitos. | - |
Descrição: dc.description | This Pedagogy course conclusion work aims to relate aspects of the anthropology of emotions with children's literature, especially in how affectivities resonate in interactions between subjects, understanding the experience of children's literature as the event that through emotion transforms the subject's gaze towards society and towards himself. Children's literature is mostly understood as a pedagogical didactic object, not being recognized as an artistic experience for the subject in childhood, however children's literature must be considered in its entirety as an experience that helps in pedagogical practices and also that expands the child's vision in their artistic, aesthetic, cultural and emotional contexts, thus contributing to the integral formation of the subject. To carry out this study, the reading and understanding of the book Anthropology of Emotions by David Le Breton was carried out, as well as the research of other authors and their works on children's art and literature. Based on the appreciation of children's literature, which, like art, contributes to the integral and emancipatory formation of the subject, we observed the reading and conversation circle of the book Olavo by Odilon Moraes, in order to observe a concrete social interaction, to understand how the resonances of emotions can be essential in interactions between subjects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia das emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anthropology of emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social interaction | - |
Título: dc.title | As ressonâncias das emoções na literatura infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: