Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morais, Letícia Maria Ferreira da Costa de | - |
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9682 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756867 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado pela rede de relações que o historiador Robert Darnton apresenta para a constituição de um livro. Após uma nota biográfica sobre o autor dos impressos, explica-se o contexto educacional da época em que eles surgiram –final da década de 1960, durante o Movimento da Matemática Moderna. Segue-se a análise do nascimento dos impressos, cujo surgimento deve-se à insatisfação do autor quanto aos manuais escolares disponíveis e a uma admiração pela coleção de livros didáticos do matemático belga Papy. A análise documental das fontes encontradas no acervo pessoal de Dom Ireneu, principalmente, leva-nos à conclusão de que a concepção dos Apontamentos é a imbricação de uma conjuntura educacional e política, de um encantamento e de uma influência intelectual de Papy, de uma questão relacionada aos editores e de uma existência de leitores/usuários. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | This paper presents the constitution process of the Apontamentos de Matemática, a didactic printed material written by Dom Ireneu Penna for the classes of Colégio de São Bento in Rio de Janeiro. The analysis is guided by the relations pointed by Darnton around the creation of a book. A biographical note about the autor of Apontamentos is followed by the explanation of the educational context where the material was produced, which is the 1960’s, during the New Math Movement. On the sequence, the birth of the material is analyzed: it has been conceived after the dissatisfaction of the author about the didactic books available on the national market and his admiration on the Belgium didactic collection by Georges Papy. Documental analysis on the sources founded in Dom Ireneu’s personal archive, mostly, lead us to the conclusion that the realization of the Apontamentos overlaps an educational and politic juncture, a glamour and an intellectual influence of Papy, a question related with the editors and the existence of readers/users. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | Zetetiké,Campinas, SP, v. 27, 2019, p.1-22 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento da Matemática Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dom Ireneu Penna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papy | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | New Math Movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dom Ireneu Penna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papy | - |
Título: dc.title | Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático | - |
Título: dc.title | The Apontamentos de Matemática by Dom Ireneu Penna: the construction of a didactic printed material | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: