Situação-Problema como estratégia de ensino de banho no leito para estudantes de enfermagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueluci, Gisella de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0216823785458700-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Dayse Mary da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0432978910790784-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Euzeli da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6785249501253072-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2964875922602303-
Autor(es): dc.creatorFirmino, Joana Maria Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756865-
Descrição: dc.descriptionO banho no leito, sendo uma técnica/tecnologia completa de cuidado requer participação e/ou supervisão direta do enfermeiro. No entanto, tem-se percebido certo distanciamento deste profissional da assistência, o que reflete diretamente no ensino da enfermagem. Com isso, cada vez mais precisa-se de metodologias de ensino que articulem a teoria com a prática e que oportunizem o desenvolvimento de raciocínio crítico. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o banho no leito a partir de uma abordagem situacional em cliente hospitalizado durante o ensino teórico-prático de acadêmicos. Tratou-se de um estudo descritivo qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de uma observação não-participativa do pesquisador, baseada na Metodologia de Resolução de Situação Problema (MRSP) com acadêmicos de enfermagem e cliente hospitalizado. Na etapa1 a pesquisadora observou a técnica realizada pelos alunos e registrou detalhadamente. Na Etapa2, foi apresentada a situação problema da técnica e os alunos elencaram três questões de aprendizagem (QA). Na etapa3, os alunos responderam as situações e embasaram seus argumentos com a literatura pesquisada. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa- CAAE: 14354719.9.0000.5243. Resultados: Os alunos elaboraram as seguintes questões de aprendizagem: “Como adaptar a técnica de banho no leito no cuidado do cliente com instabilidade dos sinais vitais? Como agir em casos de negação do cliente com transtornos psíquicos? Quais alterações devem ser esperadas com o uso das medicações prescritas?” Além disso, apresentaram as respostas das Questões, fundamentando-as com referências da literatura. Conclusão: A MRSP, considera fatores que interferem na execução da técnica, as necessidades do cliente e suas limitações, sendo o aluno integrador teórico-prático. No entanto a aplicação da MRSP requer conhecimento do professor/mediador que deve adaptar as situações ao conhecimento prévio do grupo e a abordagem a ser trabalhada.-
Descrição: dc.descriptionBath for dependent patients, a complete care technique/technology, demands participation or (and) direct supervision by the nurse. However, some distance and little interest from this care professional has been noticed, which directly reflects on nursing education. For that reason, there is the increasing need for teaching methodologies that articulates theory and practice and enables the development of critical thinking. Therefore, the purpose of this research was to analyze the bed for dependent patients from a situational approach, in a hospitalized client, during the theoretical-practical teaching of university students. This was a descriptive and qualitative research. The data collection was conducted through a non-participatory observation of the researcher, based on the Problem Situation Resolution Methodology (PSRM) with hospitalized patients and nursing university students and hospitalized patients. In step 1, the researcher observed the technique performed by the students and recorded detailed. In step 2, the researcher presented the problem-situation of the technique and the students listed three learning questions (QA). In step 3, the students answered the questions about the problem-situations and based their arguments on the researched nursing literature. This research was appoved by Comitê de Ética em pesquisa-CAAE: 14354719.9.0000. 5243.The nursing students developed the following questions for learning purposes: “How to adapt the bed for dependent patients technique in patient care with vital signs instability? How to act in cases of denial of the client with psychic disorders? What changes would happen with the use of prescribed medications? They also presented the answers to the questions, based on references from the nursing literature.The PSRM considers factors that interfere in the execution of the technique, the needs of the patient/client and envolved limitations, being the theoretical-practical integrating student. However, the application of PSRM requires knowledge of the teacher/mediator who must adapt the situations to the previous knowledge of the group and the approach to be chosen.-
Descrição: dc.description81 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectDidactics-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectHealth care-
Título: dc.titleSituação-Problema como estratégia de ensino de banho no leito para estudantes de enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.