Identificação de funções orgânicas, nas aulas de química do ensino médio, por análises dos princípios ativos dos produtos naturais de uso doméstico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorLourenço, Leandro Maranghetti-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorMachado, Mara de Moura-
Autor(es): dc.creatorPereira, Eliana Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756864-
Descrição: dc.descriptionA utilização de plantas medicinais na sociedade é historicamente relacionada a um processo social, cultural e econômico. Considerando que o uso indiscriminado da fitoterapia pode causar danos à saúde e que seu uso adequado pode contribuir significativamente para o bem-estar, observa-se a necessidade da conscientização sobre a correta utilização deste recurso. O sistema de ensino é uma via de acesso à informação e inclusão social, e neste trabalho a escola, juntamente com a comunidade, as famílias dos alunos e os idosos, trazem um acervo de informações sobre as plantas medicinais, formando uma rede interdisciplinar, que será utilizada, visando facilitar e dar sentido ao ensino de funções orgânicas, que atualmente é apresentado de forma fragmentada e descontextualizada, onde apenas a memorização é considerada, sem que o aluno visualize a importância deste conteúdo e o quanto ele está presente no seu dia a dia. O presente trabalho foi realizado através de uma abordagem interdisciplinar, fomentando a inclusão social dos idosos, através da valorização dos seus conhecimentos fitoterápicos em um ambiente não formal para desenvolvimento do educando, visando um melhor conhecimento sobre as plantas medicinais e a utilização das respectivas estruturas dos seus princípios ativos para o ensino de funções orgânicas. Nesta pesquisa serão apresentados os resultados parciais, obtidos a partir de uma abordagem interdisciplinar e problematizadora desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino. Serão apresentadas aqui a sequência didática desenvolvida que culminou na elaboração de uma práxis pedagógica desfragmentada para o ensino de funções orgânicas de forma contextualizada, que, infelizmente, não pôde ser aplicada na íntegra por motivo de estarmos vivendo uma pandemia desencadeada pelo COVID-19.-
Descrição: dc.descriptionThe use of medicinal plants in society is historically related to a social, cultural and economic process. Considering that the indiscriminate use of phytotherapy can cause damage to health and that its proper use can contribute significantly to well-being, there is a need to raise awareness about the correct use of this resource. The education system is a way of access to information and social inclusion, and in this work the school together with the community, the families of the students and the elderly, bring a collection of information about medicinal plants, forming an interdisciplinary network, which will be used, aiming to facilitate and give meaning to the teaching of organic functions, which is currently presented in a fragmented and decontextualized way, where only memorization is considered, without the student visualizing the importance of this content and how much it is present in their daily lives . The present work was carried out through an interdisciplinary approach, promoting the social inclusion of the elderly, through the valorization of their phytotherapeutic knowledge, in a non-formal environment for the development of the student, aiming at a better knowledge about medicinal plants and the use of the respective structures. of its active principles for teaching organic functions. In this research, partial results will be presented, obtained from an interdisciplinary and problematizing approach developed with students from the 3rd year of high school in the public school system. The didactic sequence developed that culminated in the elaboration of a defragmented pedagogical praxis for teaching organic functions in a contextualized manner will be presented here, which, unfortunately, could not be applied in full due to the fact that we are experiencing a pandemic triggered by COVID-19.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFitoterapia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de funções orgânicas-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão da terceira idade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPlanta medicinal-
Palavras-chave: dc.subjectPhytotherapy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching organic functions-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion of seniors-
Título: dc.titleIdentificação de funções orgânicas, nas aulas de química do ensino médio, por análises dos princípios ativos dos produtos naturais de uso doméstico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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