Uma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, R. A.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4305683745439610-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Wania Amélia Belchior-
Autor(es): dc.creatorLuna, Williams Moreira Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30094-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756846-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é analisar as relações entre a educação, religiosidade e trabalho em uma escola pública estadual localizada na região de Guarus, no Município de Campos dos Goytacazes. Através da observação participante, análise de documento e de entrevistas com profissionais da escola, alunos e egressos, percebemos a influência de vertentes religiosas cristãs, de matrizes Católicas Apostólica Romanas e Pentecostais, que se destacam nesta cultura escolar, sobretudo na preparação das juventudes ao mundo do trabalho. Cabe também compreender o porquê da escola ser vista com certo prestígio pela comunidade ao seu redor. Para orientar essas análises, desenvolvemos a hipótese de que, por detrás do cotidiano visível desta realidade escolar existe um pano de fundo teológico presente, manifestado principalmente através da teologia da prosperidade . Para aferi-la, utilizamos como ferramenta de pesquisa a aplicação de roteiros de entrevista direcionados a dois públicos: gestores da escola e estudantes. Aos atuais professores e gestores utilizamos entrevistas abertas para entendermos do ponto de vista institucional as possíveis causas desta imersão religiosa, com os discentes atuais para compreendermos os efeitos desta imersão segundo os estudantes contemporâneos, assim como suas perspectivas de futuro profissional e por fim, aos egressos, no intuito de perceber, segundo estes, em que medida a escola consolidou ou não uma ética da prosperidade nos ex-alunos. Visamos, com essa pesquisa, contribuir com um saber científico sobre a relação entre educação, trabalho e religião que se estabelece nesta escola, entender principalmente seus dilemas, limitações e efeitos nas subjetividades desta nova classe trabalhadora, a saber, as juventudes.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper is to analyze the relationships between education, religiosity and work in a state public school located in the Guarus region, in Campos dos Goytacazes. Through participant observation, document analysis and interviews with school professionals, students and graduates we realize the influence of Christian religious strands, Roman Catholic Apostolic and Pentecostal matrices, which stand out in this school culture. Above all, in the preparation of youths to the world of work . It is also important to understand why the school is viewed with some prestige by the community around it. To guide these analyzes, we developed the hypothesis that behind the visible daily life of this school reality there is a present theological background , manifested mainly through prosperity theology . To measure it, we also used as a research tool the application of interview scripts directed to two audiences: the current teachers and managers use open interviews, to understand from the institutional point of view the possible causes of this religious immersion; current students to understand the effects of this immersion according to contemporary students, as well as their perspectives of professional future; and, finally, to the graduates, in order to understand according to them, to what extent the school consolidated or not an ethics of prosperity in the former students. With this research, we aim to contribute with a scientific knowledge about the relationship between education, work and religion that is established in this school, mainly to understand its dilemmas, limitations and effects on the subjectivities of this new working class, namely, youths.-
Descrição: dc.description98-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteducação, ideologia, juventudes, religião, trabalho-
Palavras-chave: dc.subjecteducation, ideology, youth, religion, work-
Título: dc.titleUma escola de "promessas": Religião e mercado de trabalho entre os jovens de ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.