Limites e possibilidades do ensino remoto para o estágio supervisionado: um olhar para a formação de professores de Ciências e Biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Karen de Jesus-
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Isabelle Mazza-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.creatorRomão, Juliana Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756838-
Descrição: dc.descriptionDevido àslimitações impostas pela pandemia da COVID-19 e a adesão da Universidade Federal Fluminense (UFF) ao ensino remoto excepcional desde o ano letivo de 2020, as atividades de estágio curricular para estudantes dos cursos de licenciatura precisaram ser repensadas e adaptadas. O objetivo desse estudo foi investigar a percepção de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF em estágio supervisionado e das docentes que orientam a atividade sobre a influência da pandemia da COVID-19 sobre o processo de formação de professores e o futuro do ensino de Ciências e Biologia. Participaram da pesquisa 12 alunos regularmente matriculados e/ou indivíduos recém-formados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFF que cursaram ao menos uma dentre as disciplinas Pesquisa e Prática de Educativa (PPE) II, III e IV (disciplinas de estágio supervisionado em escolas) durante o período de adesão ao ensino remoto, bem como as docentes responsáveis por essas disciplinas. A investigação foi realizada por meio da utilização de um questionário com questões discursivas e teve abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados evidenciaram que os licenciandos e as docentes consideram que a ausência das experiências vivenciadas no espaço escolar representa uma perda significativa para a formação docente. Por essa razão, alguns licenciandos manifestam sentimentos de desânimo, frustração e insegurança em relação a sua formação e ao seu futuro profissional. Por outro lado, as práticas desenvolvidas durante o exercício de reinvenção das PPE foram importantes para o entendimento do papel social e transformador dos educadores e professores de Ciências e Biologia, da dimensão relacional de ensinar e aprender, da importância das escolas e da necessidade de constante (re)invenção frente às imprevisibilidades do mundo contemporâneo.-
Descrição: dc.descriptionIn light of limitations imposed by COVID-19 and Fluminense Federal University’s (UFF) adherence to exceptional remote teaching since the 2020 school year, the curricular internship activities of the licentiate degree courses had to be rethought and adapted. The aim of this study was to investigate the perception of undergraduate students and professors from UFF’s Science Biology licentiate degree course who has experienced remote teaching supervised internship about how COVID-19 pandemic has influenced the remote teaching education and the future of Science and Biology teaching. Twelve students from UFF’s Biological Sciences degree course and/or newly graduated students who has taken at least one of the Educational research and practice (PPE) II, III and IV subjects (supervised internship subjects in schools) during the period of remote teaching participated in the research, as well as the professors responsible for these disciplines. The investigation was carried our through a questionnaire with discursive questions and had a qualitative and exploratory approach. The results showed that undergraduates and teachers consider that the absence of experiences in the school environment represents a significant loss for teacher education. For this reason, some undergraduates express feelings of discouragement, frustration and insecurity regarding ther training and professional future. On the other hand, the practices developed during the exercise of reinventing the PPE’s were important for understanding the social and transforming role of Science and Biology educators and teachers, the relational dimension of teaching and learning, the importance of schools and the necessity of constant (re)invention considering the unpredictability of the contemporary world.-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante de Licenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectcurricular internship-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching education-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Título: dc.titleLimites e possibilidades do ensino remoto para o estágio supervisionado: um olhar para a formação de professores de Ciências e Biologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.