Tópicos de Astronomia para o primeiro ano do ensino médio com base no currículo mínimo do RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Wanda da Conceição de-
Autor(es): dc.contributorReis Júnior, Mário de Souza-
Autor(es): dc.creatorFeliciano, Ana Carolina de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756820-
Descrição: dc.descriptionNo ano de 2011 a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro criou o Currículo Mínimo, parâmetro curricular que estabelece o conteúdo mínimo que os alunos da rede estadual de ensino devem aprender durante a sua passagem pelo ensino fundamental e médio. A chegada deste novo parâmetro provocou mudanças no ensino de Física nas escolas e, como consequência, alguns professores se defrontaram com dificuldades para lidar com essas mudanças, pois, além de reorganizar os conteúdos do Ensino Médio, o Currículo Mínimo propõe uma nova abordagem para o ensino de Física. Com o objetivo de auxiliar esses professores na inserção dos conteúdos sugeridos no Currículo Mínimo em sua prática docente, especialmente aqueles relativos aos temas de Astronomia, propomos nesta monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Física uma metodologia baseada na formação continuada, fazendo uso de experimentos produzidos com materiais de baixo custo, direcionados para os dois primeiros bimestres do primeiro ano do ensino médio. Esta proposta foi aplicada na forma de minicurso, com duração de 9 horas, cujo público alvo era professores de Física e alunos de períodos avançados de licenciatura. O minicurso foi realizado no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em julho de 2013, no período de recesso escolar dos professores, e contou com a presença de 30 participantes. No final deste trabalho, a partir da análise dos resultados alcançados com o minicurso e da avaliação das atividades desenvolvidas, foi possível concluir que o evento atingiu seus objetivos e metas, na busca pelo aprimoramento da prática docente-
Descrição: dc.descriptionIn 2011 the Department of Education of the State of Rio de Janeiro created the Minimum Curriculum, curriculum parameter that establishes the minimum content that students from state schools should learn during their passage through middle and high school. The arrival of this new parameter caused changes in the Physics teaching in schools and, as a consequence, some teachers were faced with difficulties to deal with these changes, because in addition to rearrange the contents of Secondary Education, the Curriculum Minimum proposes a new approach to Physics teaching. In order to assist these teachers in the insertion of the contents suggested in Minimum Curriculum in their teaching practice, especially those relating to the topics of Astronomy, we propose in this monograph of conclusion of the Bachelor's Degree in Physics, a methodology based on continuing education, making use of experiments produced with low cost materials, addressed to the first bimester of the first year of high school. This proposal was applied in the form of short course, lasting nine hours, whose target audience was physics teachers and students in advanced undergraduate periods. The short course was conducted at the Institute of Physics of the Universidade Federal Fluminense in July 2013, during the school recess of teachers, and was attended by 30 participants. At the end of this work, from the analysis of the results achieved with the short course and evaluation of activities, it was concluded that the event achieved its goals and objectives in the search for improvement of teaching practice-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo mínimo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais com materiais de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectMinicurso-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectMinimum curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental activities with low cost materials-
Palavras-chave: dc.subjectShort course-
Título: dc.titleTópicos de Astronomia para o primeiro ano do ensino médio com base no currículo mínimo do RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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