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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Anderson Xavier Tibau | - |
Autor(es): dc.contributor | Bayma, Andréa Cristina Pavão | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Camila Ohana Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756808 | - |
Descrição: dc.description | Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caráter dramatúrgico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia | - |
Título: dc.title | O caráter dramatúrgico da prática docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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