O caráter dramatúrgico da prática docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Anderson Xavier Tibau-
Autor(es): dc.contributorBayma, Andréa Cristina Pavão-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.creatorRezende, Camila Ohana Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1513-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756808-
Descrição: dc.descriptionEste ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCaráter dramatúrgico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectInteração professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Título: dc.titleO caráter dramatúrgico da prática docente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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