O ensino da ginástica artística na aula de educação física escolar: superando limites

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Luiz Tadeu Paes de-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Maria Cristina-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciana Aquino de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756794-
Descrição: dc.descriptionA ginástica artística é uma manifestação do conteúdo cultural ginástica que perdeu espaço nas aulas de educação física que aconteciam no ambiente escolar nos anos 70 quando o esporte passa a ser o conteúdo preponderantemente trabalhado pelo professor de educação física. No entanto, nos dias atuais, o paradigma da cultura corporal apresenta uma possibilidade de sua retomada como conteúdo cultural a ser tratado na ação pedagógica dessa disciplina curricular, uma vez que sua presença nessa esfera de atuação praticamente tem ficado restrito ao momento de aquecimento para aprendizagem dos fundamentos dos esportes. Partindo do entendimento que a ginástica artística é uma manifestação da cultura corporal, passível de aplicação na educação física escolar, esse estudo tem como objetivo apresentar uma possibilidade de trabalho da ginástica artística, baseado nos princípios da inclusão, da autonomia e da criticidade, que possa contribuir para a formação de alunos críticos-reflexivos-
Descrição: dc.descriptionThe artistic gymnastics is a manifestation of gym cultural content which has lost space in Physical Education classes which happened at school in the 70s, when the sport became the content mainly worked by physical education teacher. However, nowadays, the paradigm of body culture presents a possibility of its recovery as cultural content to be treated in the pedagogical action of this curriculum subject, since their presence in this sphere of activity has virtually been restricted to the moment of warming up to learn sports fundaments. Based on the understanding that the artistic gymnastics is a manifestation of body culture, capable of application in School Physical Education, this study aims to present a possibility of Artistic Gymnastics work based on the principles of inclusion, autonomy and critical, capable to contribute in the formation of critical-reflective students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica artística-
Palavras-chave: dc.subjectCultura corporal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica rítmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic gymnastic-
Palavras-chave: dc.subjectBody culture-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Título: dc.titleO ensino da ginástica artística na aula de educação física escolar: superando limites-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.