Psicologia do esporte escolar: um relato de experiência no Instituto Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConde, Erick Francisco Quintas-
Autor(es): dc.contributorConde, Erick Francisco Quintas-
Autor(es): dc.contributorSouza, Mayra Silva de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lucia Novais-
Autor(es): dc.creatorReis, Bárbara Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756762-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo buscou desenvolver reflexões sobre a prática da psicologia do esporte com atletas do ensino médio, propiciando um relato de experiência da atuação com algumas das equipes esportivas do Instituto Federal Fluminense, como futsal, tênis de mesa e basquete. O propósito principal deste trabalho foi contribuir para a construção de modelos de atuação no contexto da psicologia do esporte escolar. Como métodos, identificamos a implementação de avaliações e intervenções psicológicas, através da utilização de instrumentos específicos como escalas, anamneses, dinâmicas de grupo, atendimentos individuais e técnicas cognitivas e comportamentais, que foram utilizadas no atendimento aos alunos e professores de educação física. Como resultados das avaliações, foram identificados um número elevado de queixas e indicadores de estresses nos alunos, além de outras demandas individuais e coletivas, que foram alvos de intervenções pontuais através de técnicas cognitivas e comportamentais. Por fim, este estudo propõe uma reflexão sobre a importância da psicologia do esporte para o desempenho acadêmico e esportivo de alunos atletas-
Descrição: dc.descriptionThe current study sought to develop reflectionsabout the sport psychology practice withhigh school athletes, providing an experience report of the work applied on some sports teams of the Federal Fluminense Institute, such futsal, table tennis and basketball. The main purpose of this work was contribute to development of actuation models in the context of school sport psychology. In methods, were implemented psychological evaluations and interventions, through specific instruments as scales, anamneses, group dynamics, individual approaches and cognitive and behavioral techniques, which were used to assist students and professionals of physical education. As results, were identified in evaluations several complaints and stress indicators in the students, as other individual and collective demands which were targeted by specific interventions through cognitive and behavioral techniques. Finally, this study proposes a reflection on the importance of sports psychology for the academic and sports performance of student athletes-
Descrição: dc.descriptionEl presente estudio buscó hacer una reflexión sobre la práctica de la psicología del deporte con alumnos del enseñanza media, propiciando un relato de experiencia de la actuación con algunos de los equipos deportivos del Instituto Federal Fluminense, como futsal, tenis de mesa y baloncesto. El propósito principal de este trabajo fue contribuir a la construcción de modelos de actuación en el contexto de la psicología del deporte escolar. Como métodos, identificamos la implementación de evaluaciones e intervenciones psicológicas, a través de la utilización de instrumentos específicos como escalas, anamnesis, dinámicas de grupo, atendimientos individuales y técnicas cognitivas y comportamentales, que fueron utilizadas en la atención a los alumnos y profesores. Como resultado de las evaluaciones, se identificaron un número elevado de quejas e indicadores de estrés en los alumnos, además de otras demandas individuales y colectivas, que fueron blancos de intervenciones puntuales a través de técnicas cognitivas y comportamentales. Por último, este estudio propone una reflexión sobre la importancia de la psicología del deporte para el desempeño académico y deportivo de alumnos atletas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do esporte-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBasquetebol-
Palavras-chave: dc.subjectFutsal-
Palavras-chave: dc.subjectTênis de mesa-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicólogo-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectPsychology of sport-
Palavras-chave: dc.subjectSchool sport-
Palavras-chave: dc.subjectBasketball-
Palavras-chave: dc.subjectFutsal-
Palavras-chave: dc.subjectTable tenis-
Palavras-chave: dc.subjectPsicología del desporte-
Palavras-chave: dc.subjectDeporte escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBaloncesto-
Palavras-chave: dc.subjectFútbol sala-
Palavras-chave: dc.subjectTenis de mesa-
Título: dc.titlePsicologia do esporte escolar: um relato de experiência no Instituto Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.