O lugar da linguagem no ensino de história : entre a oralidade e a escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorPaixão, Léa Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:00178306649-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Ana Maria Ferreira da Costa-
Autor(es): dc.contributorCPF:42323231122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708447E1-
Autor(es): dc.contributorSiman, Lana Mara de Castro-
Autor(es): dc.contributorCPF:00878754222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760348E0-
Autor(es): dc.contributorBatista, Antônio Augusto Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:00989890822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784152P8-
Autor(es): dc.creatorRocha, Helenice Aparecida Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756749-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis focuses on investigating the role played by language on the teaching of History to students of primary and secondary schools. My investigation aims at analyzing the connections between language and comprehension in the teaching of the History content. In order to achieve this goal, I did research in five classes belonging to two different schools, one private and the other one public, located in one city of Rio de Janeiro. On the public school the teaching of history had undergone a clear deterioration. On the private one, on the other hand, it was possible to find concern for the quality of the teaching with an influence of the humanistic approach. The first objective of this research, while comparing these two distinct school realities, was to analyze the effects of the learning of literacy under different circumstances. The second objective was to find out the importance of this conditions and circumstances in the learning of History. Taking on an ethnographic approach, this thesis analyses the verbal interactions in the classrooms according to Mikhail Bakhtin's proposals. This research concludes that there is a complex array of conditions concerning the teaching of history and its relationship with language, both written and spoken. Surrounded by difficult conditions, language itself can get undermined. As a result, both curiosity and comprehension of History can be impaired preventing teachers and students from profting from the subject.-
Descrição: dc.descriptionNeste estudo, realiza-se uma investigação sobre o lugar da linguagem no ensino de História a partir do problema da compreensão desta disciplina no Ensino Fundamental. Para isto, parto de alguns pressupostos, entre eles: que existe uma relação entre linguagem e compreensão e que a relação de ensino de História que envolve professor, aluno e conhecimento histórico escolar deva ser investigada no funcionamento da própria relação. Na realização do estudo, é realizado um trabalho de campo envolvendo turmas de cinco professores da disciplina em que se recolhem indícios do funcionamento da cultura escolar em duas escolas de uma cidade do Rio de Janeiro, de características diversas: uma da rede pública estadual e a outra da rede particular. Na primeira se observa a gradual precarização que vem sofrendo a educação pública contemporaneamente. Na segunda, uma associação de pais e professores, o objetivo é produzir um ensino e uma aprendizagem de qualidade, com ênfase na cultura humanística. O primeiro objetivo do estudo nesses dois universos díspares é conhecer efeitos do processo de letramento dos alunos, a partir da inter-relação de condições diversas. O segundo objetivo é conhecer a importância dessas condições e de outras para a aula de História que acontece ali, no exame das interações que ocorrem na relação de ensino, na aula. A partir de referencial de inspiração etnográfica, que fundamenta também a escrita do trabalho, a análise das interações verbais se baseia principalmente na Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin. O estudo conclui pela complexidade de condições para o ensino de História na contemporaneidade e pela delicadeza do lugar da linguagem neste ensino, ao analisar o oral e o escrito nessas aulas. Quando se constitui sob o signo da precariedade, a própria linguagem se precariza. Este processo pode comprometer a curiosidade, a explicação, a busca do conhecimento de uma história do passado e do presente que contribua para ressignificar outros tempos com mais sentido para todos, professores e alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectFormação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Interação verbal-
Palavras-chave: dc.subjectletramento escolar, Economia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectHistory teaching-
Palavras-chave: dc.subjectVerbal interaction-
Palavras-chave: dc.subjectScholl literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching economics-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher´s formation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO lugar da linguagem no ensino de história : entre a oralidade e a escrita-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.