Olhares sobre acessibilidade no INFES: relato de uma acadêmica de pedagogia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorSilva, Matheus Nascimento da-
Autor(es): dc.creatorAdão, Maria Aparecida Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756747-
Descrição: dc.descriptionAnalisamos, nesta pesquisa, os desafios que pessoas com deficiência enfrentam no ensino superior, pontualmente a partir de um relato da experiência numa universidade pública do interior fluminense. Buscamos: a) reforçar a importância de ações que favoreçam a acessibilidade no ensino superior; b) enfatizar que a gestão universitária deve zelar pelos direitos das pessoas com deficiência em seu espaço, quer promovendo ações de sensibilização de toda a comunidade acadêmica, quer para reformar as dependências prediais, quer para auxiliar cada estudante em suas necessidades específicas (inclusive pedagógicas), capacitar os/as profissionais da educação, etc. Metodologicamente, trazemos uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência com vistas a responder à seguinte pergunta: Como as instituições de ensino superior, especificamente o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, materializam a acessibilidade em seus diferentes âmbitos, principalmente para pessoas com deficiência? Partimos da hipótese de que a existência de leis e estatutos não salvaguardam os direitos das pessoas com deficiência, especialmente no ensino superior. O presente trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, intitulado "Limitações não estão nas pessoas: Relatos sobre trajetórias que se complementam", fazemos um relato, com base em experiências vivenciadas pela autora. No segundo capítulo, “Acessibilidade enquanto direito das pessoas com deficiência e dever de todos/as”, enfatizamos a importância do conceito de acessibilidade, sua abrangência e aplicações. No terceiro e último capítulo apresento aos/às leitores/as informações sobre a origem e estrutura do Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES). Em síntese, este trabalho endossa a necessidade de debatermos as práticas usuais no ensino superior rumo à materialização da acessibilidade, especialmente de pessoas com deficiência.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we analyze the challenges that people with disabilities face in higher education, punctually from an experience report in a public university in the interior of Rio de Janeiro. We seek to: a) reinforce the importance of actions that favor accessibility in higher education; b) emphasize that university management must care for the rights of people with disabilities in its space, either by promoting awareness-raising actions for the entire academic community, or to renovate building facilities, or to assist each student in their specific needs (including pedagogical ones) , train education professionals, etc. Methodologically, we bring a bibliographical research and an experience report in order to answer the following question: How do higher education institutions, specifically the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, materialize accessibility in their different areas, especially for people with disabilities? We start from the hypothesis that the existence of laws and statutes do not safeguard the rights of people with disabilities, especially in higher education. This work is divided into three chapters. In the first, entitled "Limitations are not in people: Reports about trajectories that complement each other", we make a report, based on experiences lived by the author. In the second chapter, “Accessibility as a right of people with disabilities and everyone's duty”, we emphasize the importance of the concept of accessibility, its scope and applications. In the third and final chapter, I present to readers information about the origin and structure of the Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES). In summary, this work endorses the need to discuss the usual practices in higher education towards the materialization of accessibility, especially for people with disabilities.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectDisability-
Título: dc.titleOlhares sobre acessibilidade no INFES: relato de uma acadêmica de pedagogia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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