Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
Autor(es): dc.contributor | Waldhelm, Mônica de Cássia Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Silvânia Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bemfeito, Ana Paula Damato | - |
Autor(es): dc.creator | Cibrão, Pedro Vitor Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4432 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756744 | - |
Descrição: dc.description | O intuito desse trabalho é propor um método de apoio ao processo ensino-aprendizagem de física, podendo, também, ser aplicado a outras disciplinas, com as devidas adaptações às suas realidades, através de uma metodologia envolvendo atividades investigativas. Essa proposta objetiva provocar um maior interesse pela ciência, melhorando a relação entre o conteúdo de sala de aula com a prática acadêmica, buscando associar a teoria com o cotidiano do aluno, além de atuar no desenvolvimento de competências como o aprimoramento da capacidade de trabalho em equipe, assim como aquelas relacionadas à investigação e compreensão. O método empregado proporciona uma melhoria da visão crítica do aluno, contribuindo para sua formação como cidadão. Como produto associado a esta pesquisa, elaboramos um documento a parte, voltado para uso por parte dos docentes da educação básica, do modo a facilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work's goal is to propose a method to help the process of teaching and learning physics, which could also be applied to any subject, with proper adaptations to their realities, through a methodology that involves investigatives activities. There is also the goal to bring the student to a higher interest in science, improving the relationship between the classroom content and the academic practice, searching an association between theory and the students' daily lives, not to mention the development of skills such as the enhancement of group work capacity, as well as initiative and rationality. The employed method promotes an improvement on the student's critical view, strongly contributing for the citizen's formation. As a product associated to this dissertation, we elaborated an extra document that can be used by basic education teachers applying this proposal in the classroom | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade investigativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigative activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism | - |
Título: dc.title | Experimentação investigativa em ensino de física para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: