Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padilha, Laura Cavalcante | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Teresa Salgado Guimarães da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cristina Maria Paes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Heringer, Elisangela Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756743 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a presença do riso e de seus mecanismos, tais como a ironia, a paródia e a comicidade, além da representação das personagens infantis em narrativas angolanas que focalizam o ambiente distópico do pós-independência com vistas a mostrar como o risível e a infância se configuram como elementos narrativos e ideológicos de cunho crítico e utópico. Como objetos de estudo foram eleitas as obras Quem me dera ser onda, de Manuel Rui, e Avódezanove e o segredo do soviético, de Ondjaki | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo propone una reflexión sobre la presencia de la risa y sus mecanismos, como la ironía, la parodia y la comedia, más allá de la representación de los personajes de los niños en las narrativas de Angola que se centran en el medio ambiente distópico de la post- independencia, a fin de mostrar cómo risible y la infancia se caracterizan como elementos narrativos e ideológicas de naturaleza crítica y utópica. Como se escogieron objetos de estudio que las obras Quem me dera ser onda, de Manuel Rui, y Avódezanove e o segredo do soviético, de Ondjaki | - |
Descrição: dc.description | 108 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-independência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção angolana (Português) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niñez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-independencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Título: dc.title | Meninos que lutam com risos: uma leitura de Quem me dera ser onda, de Manuel Rui, e de Avódezanove e o Segredo do soviético, de Ondjaki | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: