Heitor Villa-Lobos: o músico educador

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Jorge-
Autor(es): dc.creatorBorges, Mirelle Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756736-
Descrição: dc.descriptionA dissertação aborda as ideias de Heitor Villa-Lobos, contextualizando-as historicamente. A partir dos anos de 1930, o maestro colocou em prática o seu projeto do canto orfeônico cujo objetivo era ensinar a música nas escolas, despertar o civismo e unir a nação, que cantaria a uma só voz. Apresentando a sua estética monumental, Villa-Lobos inseriu-se num grupo de intelectuais que, a partir do apoio estatal, percebeu a possibilidade de colocar em prática os seus projetos. Para isso, trabalhou intensamente na organização dos espetáculos orfeônicos, que contavam com a presença de inúmeros políticos importantes e atuantes no período. À frente da SEMA (Superintendência de Educação Musical e Artística), o maestro organizava a estrutura administrativa necessária à implementação do seu ideal. Pretendo recuperar o pensamento de Villa-Lobos enquanto educador e analisar a relação entre Estado e intelectuais no período de 1932 a 1945 utilizando os conceitos e métodos oferecidos pela história das ideias e pela história política renovada-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation discusses the ideas of Heitor Villa-Lobos, contextualizing them historically. From years of 1930, the conductor put into practice the choral society project, whose goal was to teach music in schools, arouse civic pride and unite the nation, which would sing in one voice. Presenting his monumental aesthetic, Villa-Lobos entered into a group of intellectuals who, from the State support, saw the possibility of putting in practice their projects. For achieving that, he worked intensely organizing choral society spectacles, which was attend by numerous important engaged politicians at the period. As a director of SEMA (Superintendency of Artistic and Musical Education), the conductor organized the administrative structure wich was necessary to the implementation of his ideal. I plan to recover the Villa-Lobos thought as an educator, and analyze the relationship between the State and intellectuals from1932 to 1945 using the concepts and methods provided by history of ideas and the renewed political history-
Descrição: dc.description131 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - 1930-1945-
Palavras-chave: dc.subjectVida intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959-
Título: dc.titleHeitor Villa-Lobos: o músico educador-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.