Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valla, Victor Vincent | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:07455267800 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:72283114691 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Maria Tereza Goudard | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:51504200772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Mônica Dias Peregrino | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:76376037622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0220219029048296 | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756726 | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo propone una investigación de la escuela desde el punto de vista de sus especificidades como espacio. Para ello ha sido necesario recorrer a uno camino para la desnaturalización de las nociones de espacio, contextualizándolas y comprendiendo que e concepto es una construcción referenciada en elementos cuturales, históricos y sociales. A partir de eso se ha buscado referencia principalmente en concepciones de espacio trabajadas en la Geografía, en especial com soporte en Doreen Massey y Milton Santos. Para componer un mapa de la organicidad de la escuela y de las percepciones de esa organización se realizaron entrevistas con ex-alumnos y con una exdirectora. Los referenciales teóricos han sido importantes para confrontar conceptos y herramientas de análisis espaciales con las entrevistas y observaciones de los movimientos del día a día escolar. Así, considerando la cotidianeidad como una dimensión del espacio y la escuela como un fenómeno espacial se han investigado algunos momentos y pedazos de la escuela, en el intento de componer un cuadro significativo del funcionamento de la unidad escolar: el sistema de rodizzio de cursos, el baño y sus objectos, el funcionamiento del comedor o casino escolar, la operacionalización de as clases en el aula de informática, la dinámica del portón de entrada y la superposici[on de tres escuelas dentro de la misma área. En la conjugación de estas reflexiones ha sido posible percibir hasta qué punto la escuela es encuentro de prácticas espaciales y de fenómenos a diferentes escalas. De esta manera, la presente disertación desarola una investigación basada en un anáisis espacial como forma de contribuir com la reflexión sobre la escuela. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe uma investigação da escola sob o ponto de vista das suas especificidades como espaço. Para isso foi necessário percorrer um caminho pela desnaturalização das noções de espaço, contextualizando-as e compreendendo que o conceito é uma construção referenciada em elementos culturais, históricos e sociais. A partir disso, buscou-se referência nas concepções de espaço trabalhadas principalmente na Geografia, especialmente com suporte em Doreen Massey e Milton Santos. Para compor um panorama da organicidade da escola e das percepções dessa organização, foram realizadas entrevistas com ex-alunos e com uma ex-diretora. As referências teóricas foram importantes no sentido de confrontar conceitos e ferramentas de análise espaciais com as entrevistas e observações dos movimentos do cotidiano da escola. Assim, considerando o cotidiano como uma dimensão do espaço e a escola como um fenômeno espacial, alguns momentos e pedaços da escola foram investigados, na tentativa de compor um quadro significativo do funcionamento da unidade escolar: o sistema de rodízio de turma, o banheiro e seus objetos, o funcionamento do refeitório, a operacionalização das aulas na sala de informática, a dinâmica do portão de entrada e a superposição de três escolas oficiais dentro da mesma área. Na conjugação dessas reflexões foi possível perceber o quanto a escola é uma conjugação de práticas espaciais, como é o encontro de fenômenos em diferentes escalas e, em função disso, uma parte do que a uma investigação ou uma análise espacial pode contribuir para a reflexão sobre a escola. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espacio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidianeidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A escola numa perspectiva espacial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: