A escola numa perspectiva espacial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValla, Victor Vincent-
Autor(es): dc.contributorCPF:07455267800-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:72283114691-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.contributorCPF:51504200772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Mônica Dias Peregrino-
Autor(es): dc.contributorCPF:76376037622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0220219029048296-
Autor(es): dc.creatorMarques, Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756726-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo propone una investigación de la escuela desde el punto de vista de sus especificidades como espacio. Para ello ha sido necesario recorrer a uno camino para la desnaturalización de las nociones de espacio, contextualizándolas y comprendiendo que e concepto es una construcción referenciada en elementos cuturales, históricos y sociales. A partir de eso se ha buscado referencia principalmente en concepciones de espacio trabajadas en la Geografía, en especial com soporte en Doreen Massey y Milton Santos. Para componer un mapa de la organicidad de la escuela y de las percepciones de esa organización se realizaron entrevistas con ex-alumnos y con una exdirectora. Los referenciales teóricos han sido importantes para confrontar conceptos y herramientas de análisis espaciales con las entrevistas y observaciones de los movimientos del día a día escolar. Así, considerando la cotidianeidad como una dimensión del espacio y la escuela como un fenómeno espacial se han investigado algunos momentos y pedazos de la escuela, en el intento de componer un cuadro significativo del funcionamento de la unidad escolar: el sistema de rodizzio de cursos, el baño y sus objectos, el funcionamiento del comedor o casino escolar, la operacionalización de as clases en el aula de informática, la dinámica del portón de entrada y la superposici[on de tres escuelas dentro de la misma área. En la conjugación de estas reflexiones ha sido posible percibir hasta qué punto la escuela es encuentro de prácticas espaciales y de fenómenos a diferentes escalas. De esta manera, la presente disertación desarola una investigación basada en un anáisis espacial como forma de contribuir com la reflexión sobre la escuela.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma investigação da escola sob o ponto de vista das suas especificidades como espaço. Para isso foi necessário percorrer um caminho pela desnaturalização das noções de espaço, contextualizando-as e compreendendo que o conceito é uma construção referenciada em elementos culturais, históricos e sociais. A partir disso, buscou-se referência nas concepções de espaço trabalhadas principalmente na Geografia, especialmente com suporte em Doreen Massey e Milton Santos. Para compor um panorama da organicidade da escola e das percepções dessa organização, foram realizadas entrevistas com ex-alunos e com uma ex-diretora. As referências teóricas foram importantes no sentido de confrontar conceitos e ferramentas de análise espaciais com as entrevistas e observações dos movimentos do cotidiano da escola. Assim, considerando o cotidiano como uma dimensão do espaço e a escola como um fenômeno espacial, alguns momentos e pedaços da escola foram investigados, na tentativa de compor um quadro significativo do funcionamento da unidade escolar: o sistema de rodízio de turma, o banheiro e seus objetos, o funcionamento do refeitório, a operacionalização das aulas na sala de informática, a dinâmica do portão de entrada e a superposição de três escolas oficiais dentro da mesma área. Na conjugação dessas reflexões foi possível perceber o quanto a escola é uma conjugação de práticas espaciais, como é o encontro de fenômenos em diferentes escalas e, em função disso, uma parte do que a uma investigação ou uma análise espacial pode contribuir para a reflexão sobre a escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducación-
Palavras-chave: dc.subjectEspacio-
Palavras-chave: dc.subjectEscuela-
Palavras-chave: dc.subjectCotidianeidad-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA escola numa perspectiva espacial-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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