AVALIAÇÃO DA MATURIDADE EM GESTÃO POR PROCESSOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES DE UMA EMPRESA INTEGRADA DE ENERGIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCPF:87745796322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorCPF:71231412704-
Autor(es): dc.contributorSantos, Isaac José Antonio Luquetti dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:64616584753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708002Z0-
Autor(es): dc.creatorMangueira, Vanessa Lima Vianna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756715-
Descrição: dc.descriptionThe business process management or BPM has emerged as a management model capable of responding to the challenges posed by globalization, in a business world that lives in the era of rapidly changing technology, the life cycles of products each shorter time and with clients increasingly demanding and strong. Being the BPM inexorable phenomenon in the corporate world today, a study of the maturity of process management in organizations emerges as needed as the organization needs a deeper analysis to assess whether the model of process management is somehow tangible adding value, improving or helping to improve the competitiveness of the organization. However, in one hand, it has a scientific literature in developing the theme, and the other hand, the absence of examples of companies that have already adopted the management model and validated by the same processes as the management model of the XXI century. There seems to be a gap between theory and practice. This paper aims to contribute to the evolution of the topic process management as well as the evolution of the subject in process management maturity. To achieve the desired goals was applied a maturity model in business process management by Michael Hammer, PEMM (Process and Enterprise Maturity Model). The PEMM is based on two distinct groups of features that are necessary for the proper performance of business processes and their sustainability. Each group represents a matrix in the model: one applies to individual processes and is described as process enablers that determine how processes are able to function over time, the another is represented by the organizational skills that apply to the organization as a whole. The maturity levels range from 1-4. For each cell in the matrix Hammer describes the characteristics required for reaching the maturity level. The model was applied in a case study in the area of Information Technology and Telecommunications of an integrated energy company and it was possible to compare the two levels perceptions of the sample: a managerial - level "A" and functional - level "B‖. Highlighting the dimensions of Michael Hammer s model, related to the enablers of processes and organizational capabilities, it was noted that the two samples have different degrees of mature development, being more consolidated in level 01 of maturity, the perception managerial - level "A".-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA gestão por processos de negócio ou BPM (Business Process Management) tem surgido como um modelo de gestão capaz de responder aos desafios trazidos pela globalização, em um mundo dos negócios que vive a era das rápidas mudanças tecnológicas, de ciclos de vida de produtos cada vez mais curtos e com clientes cada vez mais fortes e exigentes. Sendo o BPM um fenômeno inexorável no mundo corporativo nos dias atuais, um estudo da maturidade da gestão por processos nas organizações surge como necessário, pois a organização precisa de uma análise mais profunda para avaliar se o modelo de gestão por processos de alguma forma tangível está agregando valor, melhorando ou contribuindo para melhorar a competitividade da organização. Contudo, apresenta-se de um lado, uma literatura científica do tema em desenvolvimento, e do outro, ausência de exemplos de empresas que já tenham adotado o modelo de gestão por processos e validado o mesmo como o modelo de gestão do século XXI. Parece haver uma lacuna entre teoria e prática. O presente trabalho objetiva contribuir para evolução do tema gestão por processos, bem como para a evolução do tema maturidade em gestão por processos. Para alcançar os objetivos pretendidos, foi aplicado o modelo de maturidade em gestão por processos de Michael Hammer, o PEMM (Process and Enterprise Maturity Model). O PEMM baseia-se em dois grupos distintos de características que são necessárias para o bom desempenho dos processos de negócio e a sua sustentabilidade. Cada grupo representa uma matriz no modelo: uma aplica-se para processos individuais e são descritos como os viabilizadores de processo, que determinam como os processos são capazes de funcionar ao longo do tempo; a outra é representada pelas capacidades organizacionais, que se aplicam para a organização como um todo. Os níveis de maturidade vão de 1 a 4 e para cada célula desta matriz Hammer descreve as características necessárias para que o nível de maturidade seja atingido. O modelo foi aplicado em um estudo de caso na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações de uma empresa integrada de energia, em que foi possível comparar as percepções de dois níveis da amostra: a gerencial nível ―A‖ e a funcional nível ―B‖. Destacando-se as dimensões do modelo do Michael Hammer, ligadas aos viabilizadores de processos e as ligadas às capacidades organizacionais, pôde-se notar que as duas amostras apresentam diferentes graus de desenvolvimento da maturidade, estando mais consolidada no nível 01 de maturidade, a percepção gerencial (nível ―A‖).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão por processos de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectBPM-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de Maturidade-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness Process Management-
Palavras-chave: dc.subjectBPM-
Palavras-chave: dc.subjectMaturity Models-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DA MATURIDADE EM GESTÃO POR PROCESSOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES DE UMA EMPRESA INTEGRADA DE ENERGIA-
Título: dc.titleEVALUATION OF MATURITY IN PROCESSES MANAGEMENT IN THE FIELD OF INFORMATION TECHNOLOGY AND TELECOMMUNICATIONS IN A INTEGRATED ENERGY COMPANY-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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