Uma proposta de ensino do Princípio de Arquimedes através do uso de experimentos demonstrativos simples e recursos digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlorêncio Júnior, João-
Autor(es): dc.contributorPonciano, Beatriz Maria Boechat-
Autor(es): dc.contributorSaguia, Andreia Mendonça-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cayo Fonseca Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28030-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756714-
Descrição: dc.descriptionExiste um certo consenso, sob o ponto de vista pedagógico, de que aulas tradicionais com o uso excessivo de aulas meramente expositivas, tornam o ato de aprender cansativo e difícil para os alunos. Além desse fator, fica evidenciada a necessidade de aproximar os conteúdos da realidade e do cotidiano dos alunos, para que os mesmos consigam visualizar a presença dos fenômenos naturais no seu dia a dia e reconheçam a sua importância. Por outro lado, a maioria das escolas possuem currículos pesados e engessados nos quais não estão previstas quase nenhuma ou mesmo nenhuma atividade prática de laboratório. Nossos Licenciandos ao ingressarem no mercado de trabalho se deparam com esta realidade que é muito distinta do modelo idealizado durante sua formação. No presente trabalho sugerimos então um possível caminho para o ensino do princípio de Arquimedes para alunos do ensino médio da rede pública e privada nestas escolas denominadas conteudistas. A proposta pedagógica que apresentamos é bem pragmática e objetiva incentivar o professor a realizar uma atividade que poderá ser incluída na programação destas escolas de forma a não impactar o currículo estabelecido pela administração escolar. Propomos um roteiro dividido em três partes. Na primeira parte sugerimos a apresentação de um experimento demonstrativo conhecido como “submarino”. Esta atividade pode ser apenas na forma de demonstração ou pode ser também realizada integralmente pelos grupos de estudantes, já que não envolve custo financeiro. Na segunda parte nosso roteiro sugere uma aula expositiva onde poderão ser apresentados todos os conceitos fundamentais sobre o tema Empuxo. Por fim propomos a utilização do simulador Phet sobre densidade e flutuação para uma atividade a ser realizada fora do ambiente escolar, onde os alunos poderão realizar a tarefa em grupos, até mesmo à distância como no ensino remoto. Com o uso do simulador o professor terá ao seu dispor vários caminhos para reforçar os conceitos abordados em aula. Acreditamos que este roteiro é de fácil utilização em escolas conteudistas e ao mesmo tempo tem a possibilidade de promover um aprendizado significativo para os estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThere is a certain consensus, from a pedagogical point of view, that expository and traditional classes, with the excessive use of merely expository classes, make the act of learning tiring and difficult for students. In addition to this factor, it is evident the need to bring the contents closer to reality and the students' daily life, so that they can visualize the presence of natural phenomena in their daily lives and recognize their importance. On the other hand, most schools have heavy and rigid curricula in which almost no or even no practical laboratory activities are foreseen. Our graduates, when entering the job market, are faced with this reality that is very different from the model idealized during their training. In the present work, we suggest a possible path for teaching Archimedes' principle to public and private high school students in these so-called content schools. The pedagogical proposal that we present is very pragmatic and aims to encourage the teacher to carry out an activity that can be included in the programming of these schools in order not to impact the curriculum established by the school administration. We propose a script divided into three parts. In the first part we suggest the presentation of a demonstrative experiment known as “submarine”. This activity can only be in the form of a demonstration or it can also be carried out entirely by groups of students, since it does not involve financial cost. In the second part, our script suggests an expository class where all the fundamental concepts on the topic Buoyancy can be presented. Finally, we propose the use of the Phet simulator on density and fluctuation for an activity to be carried out outside the school environment, where students will be able to carry out the task in groups, even at a distance as in remote teaching. With the use of the simulator, the teacher will have at his disposal several ways to reinforce the concepts discussed in class. We believe that this script is easy to use in content-oriented schools and at the same time has the possibility of promoting meaningful learning for students.-
Descrição: dc.description35 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio de Arquimedes-
Palavras-chave: dc.subjectexperimentos demonstrativos-
Palavras-chave: dc.subjectsimuladores PHET-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio de Arquimedes-
Palavras-chave: dc.subjectEmpuxo-
Palavras-chave: dc.subjectsimulador Phet-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento demonstrativo-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectArquimedes Principle-
Palavras-chave: dc.subjectdemonstrations-
Palavras-chave: dc.subjectPhet simulators-
Título: dc.titleUma proposta de ensino do Princípio de Arquimedes através do uso de experimentos demonstrativos simples e recursos digitais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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