Lembranças de uma saída de campo no Ensino Médio para a zona costeira de Itaipu, Niterói - RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane-
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.creatorLicha, Emilia Andrea Cardozo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756695-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca relembrar uma aula de campo que ocorreu em 2019 na Zona Costeira de Itaipu-RJ. A proposta dessa aula surgiu da necessidade de estimular o interesse de alunos do ensino médio para o estudo da Biologia, posto que o comportamento da turma era apático, silencioso e desestimulado. Deste contexto escolar surgiu a necessidade de uma abordagem que buscou trazer na aula de campo, que é parte da educação formal, elementos importados da educação não-formal - relação mais próxima e horizontalizada entre os agentes envolvidos e a disposição de um tempo maior de experiência - como forma de enriquecer a experiência para além do foco exclusivo em temas presentes no currículo escolar da disciplina de Biologia. Esta experiência foi relembrada com os alunos através de uma reunião via Google Meet que se deu a partir de um modelo de entrevista semi-estruturado e pela participação na elaboração de um mural virtual coletivo pela ferramenta digital Padlet. As análises dessa experiência se deu com base nas ideias de Bondía (2002) e Biesta (2012) que serviram como alicerce que fundamenta a experiência/sentido como possibilidade para pensar a educação, e com base no qual estabelecemos as finalidades educacionais: célula disseminadora, aluno-escola, aluno-professor, aluno-aluno, aluno-conhecimento, aluno-ambiente e aluno-sociedade. E de como a educação não deveria ser entendida e norteada através da métricas mas sim de finalidades, sendo elas: qualificação, subjetivação e socialização. Com base nessas finalidades foram analisadas tanto a reunião quanto o mural padlet promovendo o debate de quais conhecimentos foram adquiridos durante a experiência e como é importante ter a aquisição destes conhecimentos em vista na busca de uma educação escolar mais próxima dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to remember a field class that took place in the Coastal Zone of Itaipú-RJ in 2019. The proposal of that class came from the need to stimulate the interest of high school students for the study of Biology, since the behavior of the class was apathetic, silent and discouraged. From this school context arose the need for an approach that sought to bring in the field class, which is part of formal education, elements imported from non-formal education - a closer and more horizontal relationship between the agents involved and the provision of a longer experience. - as a way of enriching the experience beyond the exclusive focus on themes present in the school curriculum of the discipline of Biology. This experience was recalled with the students through a meeting via Google Meet, which was based on a semi-structured interview model and through the participation in the elaboration of a collective virtual wall using the Padlet digital tool. The analysis of this experience was based on the ideas of Bondía (2002) and Biesta (2012) that served as a foundation that supports the experience/meaning as a possibility to think about education, and based on which we established the educational purposes: disseminating cell, student-school, student-teacher, student-student, student-knowledge, student-environment and student-society. And how education should not be understood and guided through metrics but through purposes, namely: qualification, subjectivation and socialization. Based on these purposes, both the meeting and the padlet wall were analyzed, promoting the debate of what knowledge was acquired during the experience and how important it is to have the acquisition of this knowledge in view of the search for a school education closer to the students.-
Descrição: dc.description52 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAula de campo-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistemas costeiros-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente costeiro-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectAula integrada-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectField class-
Palavras-chave: dc.subjectCoastal ecosystems-
Título: dc.titleLembranças de uma saída de campo no Ensino Médio para a zona costeira de Itaipu, Niterói - RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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