Fake news: o que a química tem a dizer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4185159298094258-
Autor(es): dc.contributorNassar, Patrícia Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2519318202179873-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2768110653425417-
Autor(es): dc.creatorMelo, Sumara Perpétua de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756693-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta uma metodologia para o ensino de ácidos e bases, através de uma sequência de ensino investigativa, utilizando as fake news como situação problema, associadas com conteúdos trabalhados em sala, estimulando assim o despertar científico e ao mesmo tempo desenvolvendo uma responsabilidade social com relação a propagação de notícias sem a devida verificação de sua veracidade. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do ensino médio, com o objetivo de tornar as aulas de Química mais dinâmicas e participativas. Ao propor trabalhar com as notícias que circulam nas mídias sociais, os estudantes foram instigados a pesquisar como o avanço tecnológico e a velocidade das informações falsas podem trazer impactos negativos no cotidiano da sociedade, discutindo-se algumas consequências das fake news na pandemia do Sars Cov-19. Foram utilizadas quatro reportagens, envolvendo os conteúdos de ácidos e bases, que serviram de situações problema a serem investigadas através do desenvolvimento de experimentos, com o objetivo de verificar a veracidade das reportagens, proporcionando aos estudantes conhecimentos científicos da teoria associados à percepção visual. Para complementação do estudo foram realizadas avaliações abordando os conteúdos de química visando o aprofundamento e a verificação da aprendizagem, e posteriormente foi aplicado um questionário qualitativo com o intuito de verificar a aceitabilidade e participação dos mesmos na sequência didática proposta. Os resultados mostraram que a sequência de ensino por investigação, proposta nesta dissertação, ajudaram efetivamente na compreensão dos conteúdos de ácidos e bases, além de cumprirem uma importante tarefa de ensinar aos alunos como identificar e diferenciar as fake news, do conhecimento científico e do senso comum, buscando as informações em fontes de pesquisa confiáveis-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents a methodology for teaching acids and bases, through an investigative teaching sequence, using fake news as a problem situation, associated with contents worked in the classroom, thus stimulating scientific awakening and at the same time developing a social responsibility with regarding the propagation of news without due verification of its veracity. The research was developed with students from the 2nd year of high school, with the aim of making Chemistry classes more dynamic and participatory. By proposing to work with the news circulating on social media, the students were encouraged to research how technological advances and the speed of false information can have negative impacts on society's daily life, discussing some consequences of fake news in the Sars Cov pandemic. -19. Four reports were used, involving the contents of acids and bases, which served as problem situations to be investigated through the development of experiments, with the objective of verifying the veracity of the reports, providing students with scientific knowledge of the theory associated with visual perception. To complement the study, evaluations were carried out addressing the contents of chemistry aiming at deepening and verifying learning, and later a qualitative questionnaire was applied in order to verify their acceptability and participation in the proposed didactic sequence. The results showed that the sequence of teaching by investigation, proposed in this dissertation, effectively helped in the understanding of the contents of acids and bases, in addition to fulfilling an important task of teaching students how to identify and differentiate fake news, scientific knowledge and common sense, seeking information from reliable research sources-
Descrição: dc.description136 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectÁcidos e bases-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAutenticidade-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectSenso comum-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative teaching sequence-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectAcids and bases-
Título: dc.titleFake news: o que a química tem a dizer-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.