Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Jorge Simões de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Tatiana dos Anjos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756691 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa para a melhoria do ensino de Física no Brasil, procurando mostrar que são pequenas atitudes que podem fazer diferenças significativas ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem no que diz respeito à Física. No início do trabalho, foi possível perceber quais são as reais competências, recomendadas pelos documentos oficiais, que o aluno deve desenvolver ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo feita também uma profunda reflexão sobre o que realmente acontece na prática educacional. Para tanto, foi feita uma breve descrição sobre o ensino tradicional e suas falhas, caracterizado, geralmente, pela passividade do aluno em meio a fala e escrita do professor. Foram feitas reflexões sobre quais devem ser o caráter e a finalidade de um ensino eficaz, no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas possibilidades apontadas para a melhoria do ensino de Física, justificou-se a opção pela abordagem experimental como estratégia de ensino, ressaltando-se, entretanto, que o experimento pelo experimento não é suficiente para mudanças efetivas na prática educativa. A fim de atender a demanda da escola-parceira, Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (CTUR), foram selecionadas e utilizadas atividades experimentais para o ensino de tópicos da óptica geométrica, em aulas do 2º ano do Ensino Médio (Regular e Técnico). Os resultados ratificam a importância das atividades experimentais nas aulas de Física, principalmente no que se refere à motivação dos alunos para o estudo | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to present an alternative to the improvement of physics teaching in Brazil, we want to show small attitudes that can make significant differences in the processes of teaching and learning in relation to physics. At the beginning of this study, it was possible to notice the real competences, recommended by official documents, the student should develop along the teaching-learning process, and a deep reflection was done about what really happens in the educational practice. So, we made a brief description of the traditional teaching and its flaws, and it is usually characterized by the passivity of the student in relation to the teacher’s speaking and writing. Reflections were made about what should be the nature and purpose of effective teaching, in order to provide a meaningful learning. Among the various possibilities suggested for the improvement of physics teaching, the choice was justified by the experimental approach as a teaching strategy, emphasizing, however, that the experiment by experiment is not enough for effective changing in educational practice. In order to meet the demands of the chosen school, The Technical College of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (CTUR) experimental activities were selected to teach topics in geometrical optics, in classes of the 2nd year of high school (Regular and Technical). These results confirm the importance of experimental activities in physics classes, especially in relation to students' motivation for the study | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenômenos luminosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luminous phenomena | - |
Título: dc.title | Abordagem experimental sobre fenômenos luminosos: proposta alternativa para aulas de física no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: