Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Fernando Luiz de Campos-
Autor(es): dc.creatorDias, Thayná Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756683-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica.-
Descrição: dc.descriptionThe present work refers to a didactic proposal using the concepts of mechanics and electromagnetism through the preparation of a mini hydroelectric power plant. In addition to providing an environment in which learning takes place, it also proposes argumentation in the classroom. An analysis of arguments within a science classroom can be a very complex activity. In order to contribute to this analysis, many researchers use a pattern. Created by Toulmin, the model has characteristics that make it possible to organize the speeches of students and teachers at each stage of the argumentative process, facilitating investigation. Argumentation in the classroom is a facilitating agent of approximate learning, as proposed by David Paul Ausubel, in 1963. The author defines appropriate learning as a process through which new information is related, in a substantive (non-literal) way. ) and non-arbitrary, a relevant aspect of certain specific information in the cognitive structure of the learner, called “subsumer”. In the studies by Araújo and Abib (2003), two fundamental aspects of the use of experimental activities are highlighted: the encouragement of effective student participation and the construction of a motivating, pleasant, stimulating environment rich in new and challenging situations. Based on the studies they provide, a didactic sequence was planned for physics students in the third grade of high school, with the aim of discussing how the process of generating electricity in the plants takes place and assembling a prototype of a hydroelectric plant.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectGeração de energia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação em sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentation-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Título: dc.titleAprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.