Metodologia ativa e os três momentos pedagógicos no ensino de Física com a utilização do software Algodoo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Marcus Vinicius Tovar-
Autor(es): dc.creatorLucena, Roberta Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756681-
Descrição: dc.descriptionDiante da necessidade de inovação no ensino de Física, que busca ir na contramão de metodologias de ensino que priorizam a racionalidade técnica, com a pouca conexão entre forma e conteúdo, o presente trabalho possui o objetivo de propor uma alternativa ao método tradicional, aos professores de Física da educação básica em torno de temas considerados importantes para serem discutidos. Por isso, foi elaborado um Guia Didático contendo cinco sequências didáticas que, individualmente, contemplam: um tema; três encontros, de cem minutos cada; atividades que abrangem problematização - com perguntas para debater e entender a concepção dos estudantes; atividades investigativas - com roteiros e questionários a serem respondidos a partir do manuseio de um software de imulação chamado Algodoo; a proposta da Sala de Aula Invertida; e a proposta de sistematização do conteúdo, que considera toda a construção de conhecimento ao longo do processo. Diante disso, uma das sequências elaboradas, cujo tema é “Plano Inclinado” foi aplicada em uma escola particular do município de Campos dos Goytacazes, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 2 turmas de itinerário formativo para alunos do 1o ano do Ensino Médio, do componente curricular denominado “Física no cotidiano”, perfazendo um total de 77 alunos. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o produto elaborado serve como base para o ensino dos temas abordados, mas não deve ser seguido de forma limitada, uma vez que a adaptação a ser feita necessita levar em consideração o contexto no qual a sequência será submetida. Além disso, verificamos que o manuseio do software de simulação e a vivência dos alunos têm grande potencial de instigar a curiosidade acerca dos temas trabalhados e fazer com que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico, reflexivo e racional para a tomada de decisões em equipe, e resolução de problemas, de maneira democrática.-
Descrição: dc.descriptionFaced with the need for innovation in the teaching of Physics, which seeks to go against the grain of teaching methodologies that prioritize technical rationality, with little connection between form and content, the present work has the objective of proposing an alternative to the traditional method, to teachers of Physics of basic education around themes considered important to be discussed. Therefore, an Educational Guide was prepared containing five didactic sequences that, individually, contemplate: a theme; three meetings, of one hundred minutes each; activities that include problematization - with questions to discuss and understand the students' conception; investigative activities - with scripts and questionnaires to be answered using a simulation software called Algodoo; the Flipped Classroom proposal; and the content systematization proposal, which considers the entire construction of knowledge throughout the process. In view of this, one of the elaborated sequences, whose theme is “Inclined Plane” was applied in a private school in the municipality of Campos dos Goytacazes, located in the interior of the State of Rio de Janeiro, Brazil, in 2 classes of training itinerary for students of the 1st year of high school, of the curricular component called “Physics in everyday life”, making a total of 77 students. From the results obtained, it was possible to conclude that the elaborated product serves as a basisfor teaching the topics addressed, but should not be followed in a limited way, since the adaptation to be made needs to take into account the context in which the sequence will be submitted. In addition, we verified that the handling of the simulation software and the students' experience have great potential to instigate curiosity about the themes worked on and make students develop critical, reflective and rational thinking for team decision-making, and problem solving in a democratic way.-
Descrição: dc.description103 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física. Três Momentos Pedagógicos. Sala de Aula Invertida. Atividades Investigativas. Algodoo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física, Tecnologia educacional, Sequência didática, Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching. Three Pedagogical Moments. Flipped classroom. Investigative Activities. Algodoo.-
Título: dc.titleMetodologia ativa e os três momentos pedagógicos no ensino de Física com a utilização do software Algodoo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.