Ausentes: a evasão acadêmica no ensino superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLanzara, Arnaldo Provasi-
Autor(es): dc.contributorKraemer, Carlos Frederico Bom-
Autor(es): dc.contributorSilva, Lígia Graciete Soares da-
Autor(es): dc.contributorAssis, Lúcia Maria de-
Autor(es): dc.creatorMockdece, Daniel Brener-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756661-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo de desenvolver um panorama do Sistema de Ensino Superior (SES) público brasileiro com enfoque nas trajetórias das políticas públicas de acesso e inclusão do ensino superior e os possíveis determinantes da evasão estudantil. Busca-se investigar os fatores que provocam a evasão estudantil no ensino superior através de uma breve ilustração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (ICHS-UFF) de Volta Redonda. Primeiro será feito um relato da trajetória das políticas públicas de democratização do ensino superior, evidenciando nuances entre sua expansão e a inclusão da população brasileira a tal nível de ensino. Posteriormente será exposta uma revisão bibliográfica do campo de estudo da evasão acadêmica, analisando os fatores que a determinam. Delineada a conjuntura estrutural do sistema de ensino superior brasileiro bem como os principais determinantes da evasão acadêmica, este trabalho discorrerá sobre o Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, analisando sua atual conjuntura a respeito da evasão estudantil nos cursos que compõe o instituto. Para tal feito, a metodologia utilizada na investigação perpassa por uma pesquisa bibliográfica exploratória. Também será empregada uma pesquisa documental, com intuito do levantamento de dados, junto às secretárias dos cursos do ICHS e nas instituições formuladoras de indicadores educacionais. Espera-se, com esta pesquisa, delinear um breve panorama do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em relação à evasão acadêmica, assim como lançar pontos de reflexão sobre o que determina o sucesso e o fracasso estudantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleAusentes: a evasão acadêmica no ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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