Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorMafra, Flávia Luciana Naves-
Autor(es): dc.creatorSilva, Anádia Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6033-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756645-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações estratégicas entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e sociedade de Volta Redonda/RJ no período de 1990 a 1993, época de privatização da empresa, com enfoque à redução dos movimentos populares, sociais e sindicais pós-privatização. Em relação aos procedimentos metodológicos, os dados foram coletados a partir de (1) pesquisa documental; (2) entrevistas; e (3) observação participante. A análise dos dados foi realizada a partir dos procedimentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso de Norman Fairclough, a partir de uma vertente de prática social. Esta pesquisa é importante porque analisou a influência das estratégias de privatização na redução dos movimentos que buscam dar voz, identidade e igualdade à sociedade, além de demonstrar a importância de se considerar os intervenientes de “não-mercado” ao estudar estratégia empresarial. Além de coleta de documentos no arquivo central da CSN, acervo da Cúria Diocesana e documentos fornecidos por dois dos entrevistados, foram realizadas dez entrevistas com atores importantes para o campo da pesquisa, que em análise preliminar, evidenciaram três ordens de discurso: sendo inicialmente tida como CSN “mãe”, como provedora da cidade, posteriormente como CSN “gargalo” da economia, quando desejam legitimar sua privatização, e por último como CSN privatizada, representando a relação atual da empresa com a sociedade. Tais discursos foram utilizados para legitimar os interesses governamentais de cada fase, sendo que o processo de privatização da siderúrgica concentrou-se principalmente no discurso de CSN “gargalo” e problema social, ressaltando a utilização de estratégias sociais, soft power e hard power, com os atores de não-mercado da CSN, visando a naturalização da privatização e consequentemente redução das movimentações sociais.-
Descrição: dc.descriptionThis study analyzes the strategic relations between the steelmaker Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) and the people of the city of Volta Redonda, in the state of Rio de Janeiro, during the period from 1990 to 1993, in which the company was undergoing a privatization process, focused on the weakening of social movements and unions after it was finished. The data were collected from (1) documentary research; (2) interviews; (3) and participant observation. The data were analyzed through use of the theoretical-methodological procedures developed from the critical analysis of Norman Fairclough, especially the social practice aspect. The importance of this study lies in the fact that it analyzed the influence of the privatization strategies on the weakening of movements that seek to give voice, identity and equality to society, in addition to demonstrating how important it is to consider “non-market” intervention when studying business strategy. Besides the documents collected from CSN headquarters, Volta Redonda’s Diocesan Curia and those provided two of the interviewees, ten interviews were conducted with people of interest to the research field. These interviews, in a preliminary analysis, revealed three different discourses: CSN as a “mother”, or provider for the city, later CSN as an economic “bottleneck” during the period it wanted to legitimatize the privatization, and last, the privatized CSN, representing its current relation to society. Those discourses were used to legitimize the governmental interests during each phase of the process. During the privatization process, the focus was on CSN as an economic “bottleneck” and social problem, highlighting the usage of ‘soft power’ and ‘hard power’ social strategies by “non-market” actors, trying to make the privatization process into something natural and therefore weakening social movements.-
Descrição: dc.description129 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatização-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatização-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectCompanhia Siderúrgica Nacional (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPrivatization-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalization-
Título: dc.titleDesenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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