Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortês, Carlos Eduardo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Susiane Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6480 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756632 | - |
Descrição: dc.description | Os recursos hídricos, sua escassez relacionada a mudanças climáticas e poluição, e como isso afeta a vida da população, têm sido uma preocupação de toda a sociedade. A fim de tornar os alunos conscientes da relevância deste recurso tão importante para a vida, este trabalho apresenta como proposta uma atividade que relacione à química a conscientização ambiental. Para o mesmo, propôs-se elaborar pequenos vídeos, abordando o assunto água como tema gerador para discussões e reflexões acerca de problemas sociais, ambientais e econômicos, conjugando os conceitos escolares de química com o cotidiano do próprio estudante. E, também, mostrando que a prática educacional pode acompanhar o avanço tecnológico com a utilização de instrumentos como o celular. O trabalho foi realizado com estudantes do 9º ano do ensino fundamental e, obtiveram-se cinco pequenos vídeos executados pelos próprios estudantes, onde cada vídeo relacionou o tema água aos problemas ambientais, sociais ou econômicos. Através da análise dos produtos verificou-se que a metodologia se mostrou eficiente para a construção do conhecimento dos estudantes e no processo de ensino-aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Water resources, their scarcity related to climate change and pollution, and how it affects the lives of all people, has been a concern of the whole society. In order to make students aware of the importance of this important resource for life, this work shows how a proposed activity that relates to chemical environmental awareness. In this work, it was proposed to elaborate a short video, addressing the subject water as the generating theme for discussions and reflections about social, environmental and economic problems, combining the school concepts of chemistry with the student’s daily life. Also, showing that educational practice can keep pace with technological advancement with the use of instruments such as the mobile phone. The work was carried out with students of the 9th year of elementary school and five small videos were done by the students themselves, where each video related the theme water to environmental, social or economic problems. Through the analysis of the products it was verified that the methodology proved to be efficient for the construction of students' knowledge and in the teaching-learning process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escassez de água | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos tecnológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water shortage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | O ensino de química para a conscientização ambiental: água como tema motivador | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: