Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBayma, Andréa Cristina Pavão-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorLima, Augusto César Gonçalves e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rayssa Aparecida Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756616-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país.-
Descrição: dc.descriptionThe present work addresses as a central issue the effects of the pandemic on the transition from early childhood education to elementary school for children who during the early childhood education period were unable to attend school due to the pandemic. The study was carried out in a public school in the municipality of Itaguaí, during the year 2022. The research sought numerical data, provided by other surveys, such as the Census, in addition to empirical data collected at the school through ethnographic work. In addition to comparing the data, the research sought to understand the students and their difficulties, taking into account the theoretical framework that defends Early Childhood Education as an important step in the educational formation of the individual. Through the observation records it was possible to understand some of the effects caused, in the short term, in the academic life of the children involved. But also the difficulties and challenges faced by teaching along the way, which were even more pronounced in the period of health crisis faced by the country.-
Descrição: dc.description35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectfracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectpandemia-
Palavras-chave: dc.subjectevasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectItaguaí-
Palavras-chave: dc.subjectschool failure-
Palavras-chave: dc.subjectchild education-
Palavras-chave: dc.subjectpandemic-
Palavras-chave: dc.subjecttruancy-
Palavras-chave: dc.subjectItaguaí-
Título: dc.titleOs efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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