Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andréa Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Izabella Marciano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756615 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantil | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to highlight the relevance of playing in early childhood schools, emphasizing the importance of teaching in a playful way and ensuring children the spaces-times to play in schools. I begin the research by narrating my internship experiences in two different schools and my reflective look as an educating teacher for both. Then, I discuss the relationship of the curriculum with the space-time of play in schools, questioning whether play in these schools occupies space in the curricula of early childhood education. I conclude the research by dialoguing, through a questionnaire, about the importance of playing for the teachers of the schools that l interned. The objective was to know, from this data collection instrument, the teachers’ conceptions about children’s development, weaving a dialogue between the role of play in children’s development and learning and the developmental conceptions found, as well as their relevance to them, teachers about playing in early childhood education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Título: dc.title | Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: