Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.creatorRosa, Izabella Marciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756615-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantil-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to highlight the relevance of playing in early childhood schools, emphasizing the importance of teaching in a playful way and ensuring children the spaces-times to play in schools. I begin the research by narrating my internship experiences in two different schools and my reflective look as an educating teacher for both. Then, I discuss the relationship of the curriculum with the space-time of play in schools, questioning whether play in these schools occupies space in the curricula of early childhood education. I conclude the research by dialoguing, through a questionnaire, about the importance of playing for the teachers of the schools that l interned. The objective was to know, from this data collection instrument, the teachers’ conceptions about children’s development, weaving a dialogue between the role of play in children’s development and learning and the developmental conceptions found, as well as their relevance to them, teachers about playing in early childhood education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Título: dc.titleTempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.