Avaliação da qualidade da interação humano-chatbots no domínio e-gov com métodos de inspeção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Mateus-
Autor(es): dc.contributorViterbo Filho, José-
Autor(es): dc.contributorTizuka, Michelle Mayumi-
Autor(es): dc.creatorBarcelos, Nicholas Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756598-
Descrição: dc.descriptionO uso de chatbots na área de e-gov tem se tornado uma alternativa para prover serviços de ouvidoria ou como um canal agregador de informações. Para oferecer um serviço de qualidade é necessário ter uma compreensão de como os cidadãos percebem a qualidade dos chatbots. Este trabalho tem como objetivo investigar a qualidade das soluções de 3 chatbots brasileiros no domínio governamental com foco na usabilidade propondo possíveis ajustes. Para avaliar os resultados da investigação, realizamos um estudo empírico. Os resultados indicam que os ajustes propostos foram eficazes para correção dos erros para os problemas de navegação mais comuns e que para fornecer uma boa experiência do usuário há uma necessidade de uma avaliação da conversa, bem como das interações do usuário, de modo a transmitir com clareza os recursos da ferramenta-
Descrição: dc.descriptionThe use of chatbots in the e-gov area has become an alternative to provide ombudsman services or as an information aggregator channel. To offer a quality service it is necessary to have an understanding of how citizens perceive the quality of chatbots. This work aims to investigate the quality of 3 brazilian chatbot solutions in the government domain with a focus on usability, proposing possible adjustments. To evaluate the research results, we performed an empirical study. The results indicate that the proposed adjustments were effective in correcting errors for the most common navigation problems and that in order to provide a good user experience there is a need for an evaluation of the conversation, as well as the user interactions, in order to convey with clarity the features of the tool-
Descrição: dc.description47 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectChatbot-
Palavras-chave: dc.subjectAgentes conversacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectChatbot-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de linguagem natural (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic government-
Palavras-chave: dc.subjectConversational agents-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Título: dc.titleAvaliação da qualidade da interação humano-chatbots no domínio e-gov com métodos de inspeção-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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