“Na escola do povo, entrai, meninas...”: a educação das mulheres no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro no século XIX

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez de-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antônio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Juliana Padilha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756574-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, apresenta o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e sua importância na história da educação brasileira, em especial, na história das mulheres. Na contramão da historiografia tradicional que por diversas vezes silenciou e tentou aniquilar a participação das mulheres na história do nosso país, este trabalho, tem por objetivo discutir as diversas relações entre as discussões de gênero e das mulheres no Brasil Império, no espaço educacional. Objetivando discutir sobre a educação feminina no Brasil no final do século XIX, apresento os cenários econômicos, políticos e sociais que cercaram a inauguração das aulas para meninas no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, marcada pela publicação da polyanthea comemorativa da inauguração das aulas do sexo feminino. Conhecer a história do nosso país é conhecer a história que nos constitui. A trajetória das mulheres do passado nos possibilitam compreender os discursos e cultura que nos cerca e nos afeta no nosso cotidiano-
Descrição: dc.descriptionThis research presents the Rio de Janeiro High School of Arts and Offices and its importance in the history of Brazilian education, especially in the history of women. Contrary to the traditional historiography that several times silenced and tried to annihilate the participation of women in the history of our country, this paper aims to discuss the various relations between gender and women's discussions in the Brazilian Empire, in the educational space. Aiming to discuss about female education in Brazil in the late nineteenth century, I present the economic, political and social scenarios surrounding the inauguration of girls' classes at the Rio de Janeiro High School of Arts and Offices, marked by the publication of the commemorative polyanthea of the inauguration of female classes. To know the history of our country is to know the history that constitutes us. The trajectory of past women enables us to understand the discourses and culture that surrounds us and affects us in our daily lives-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectImpério-
Palavras-chave: dc.subjectHistória das mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos históricos-
Palavras-chave: dc.subjectLiceu de Arte e Ofício (Rio de Janeiro, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil empire-
Palavras-chave: dc.subjectWomen's history-
Título: dc.title“Na escola do povo, entrai, meninas...”: a educação das mulheres no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro no século XIX-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.