Planejamento e desempenho do sistema público de bicicleta compartilhada do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarriello, Felix-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7332458533535646-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rubens Moreira Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1612465698065711-
Autor(es): dc.contributorIzaga, Fabiana Generoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7659965430942292-
Autor(es): dc.creatorPacobahyba, Lucas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30151-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756544-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo apresentar os parâmetros urbanísticos presentes no planejamento e no desempenho de um Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas (SPBC), tomando o sistema do Rio de Janeiro (Bike Rio) como estudo de caso. É sabido que, além dos trinta anos de planejamento cicloviário, a cidade também apresenta desafios na mobilidade urbana que fazem com que o Bike Rio se torne um modo de transporte cada vez mais atrativo, embora a sua escala de alcance seja limitada enquanto modo individual e de baixa capacidade. Recentemente, a pandemia do novo coronavírus diminuiu ainda mais a oferta de transporte na cidade, o que, por outro lado, ajudou a explicar a rápida retomada de utilização do Bike Rio após mais de um ano desde o início da pandemia. Esta retomada, assim como a usabilidade do sistema, não acontece de forma igualitária na rede de estações, visto que a soma de características urbanísticas atrativas para um SPBC se apresenta de forma distinta nas regiões onde o sistema é operado na cidade. Neste sentido, relacionar a atratividade das regiões com os dados de uso do sistema permitiu verificar que, quanto mais uma região apresenta fatores atrativos para um SPBC, maior é a sua utilização. Consequentemente, locais mais atrativos podem estar apresentando estresse de utilização, isto é, quando a oferta do SPBC ainda não dá conta da demanda atual do local. Neste sentido, relacionar os dados de uso com a atratividade das regiões e com os dados de oferta do sistema permitiu notar que, diante do contexto atual, o aumento da oferta de bicicletas e de estações se faz necessário nas regiões mais atrativas da cidade mesmo com o SPBC já existindo nestas regiões, nos casos em que a demanda ainda excede a oferta atual.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to present the urban parameters present in the planning and performance of a Public Bike Share System (PBSS), having the Rio de Janeiro’s system (Bike Rio) as case of study. It is known that, in addition to thirty years of cycling planning, the city also has challenges in urban mobility that make Bike Rio an increasingly attractive mode of transport, even though its range is limited as an individual mode and with low capacity. Recently, the new coronavirus pandemic further reduced the supply of transport in the city, which, in the other hand, helped to explain the fast resumption of use of Bike Rio after more than a year since the beginning of the pandemic. This resumption, as well as the system usability, does not occur in the same way in the stations network because the sum of attractive urban characteristics for a PBSS are presented in different ways in the regions where the system is operated in the city. In this sense, relate the regions’ attractiveness with the system usage data allows us to verify that, the more a region presents attractive factors for an PBSS, the higher its usage rate. Consequently, more attractive locations may be experiencing usage stress, that is, when the PBSS's supply still does not meet the demand for the location. In this sense, relate the regions’ attractiveness with the system usage data and the system’s demand data allows us to note that, given the current context, the increase of bike and stations’ supply is necessary in the most attractive regions of the city, even if the PBSS already exists in these regions, in the cases where the demand still exceeds the current supply.-
Descrição: dc.description316-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade Urbana-
Palavras-chave: dc.subjectBicicleta-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectUrban mobility-
Palavras-chave: dc.subjectBicyle-
Título: dc.titlePlanejamento e desempenho do sistema público de bicicleta compartilhada do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.