A formação continuada docente em Juiz de Fora ; construindo a "Escola do Caminho Novo" ?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Adonia Antunes-
Autor(es): dc.contributorCPF:34256678622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792623Y2-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Beatriz de Basto-
Autor(es): dc.contributorCPF:24210000822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366-
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.contributorMartins, Angela Maria de Souza-
Autor(es): dc.contributorCPF:20120045422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5107648703971653-
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24011333422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Luciana Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-04-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756512-
Descrição: dc.descriptionThe present work was aimed at analysing whether the formation process, as developed by the Centro de Formação do Professor - a Teacher Development Centre - and in accordance with the view of some of the school players, contributed to the construction of the Escola do Caminho Novo , a concept which meant assuring qualified education to all people. In order to do so, qualitative research was carried out, comprising the analysis of official documents from the Municipal Secretariat of Education and semi-structured interviews with the people involved in the process. Data analysis suggests that teachers' discussion should focus on how the teachers' continued formation activities are organized rather than where they are organized. Contrary to the literature found on the subject, which relies on a classical model of formation happening outside the school environment and which little contributes to significant changes in the school context, the interviewed teachers agreed that the meetings at the Centro de Formação do Professor translated into moments of reflexion and action, making it possible for them to improve the teaching-learning process. The data also revealed that, despite the fact that such opportunity was not offered to all the teaching staff, the Centro de formação do Professor represented an enabling proposal for some teachers to pave a new way in their classroom, even though the fulfilment of the Escola do Caminho Novo as a proposal for the municipal teaching system is still a challenge.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação buscou compreender, a partir da ótica de alguns atores escolares, se o processo de formação desenvolvido no Centro de Formação do Professor, possibilitou a construção da Escola do Caminho Novo , concebida como aquela que pretendia garantir a todos uma educação de qualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos de construção de dados foram a análise dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora e entrevistas semi-estruturadas com sujeitos envolvidos. A análise dos dados sugere que se privilegie no debate sobre formação docente a discussão de como as atividades de formação continuada se organizam em detrimento de onde se organizam. Isso porque, embora a literatura específica afirme que os momentos de formação em serviço que ocorrem fora da escola normalmente se respaldam em um modelo clássico que pouco contribui para mudanças no contexto escolar, segundo as entrevistadas, ao contrário disso, os encontros no Centro de Formação do Professor representou momentos de reflexão-ação, possibilitando-lhes realizar melhorias no processo ensino-aprendizagem. Os dados da pesquisa revelam que, a despeito dessa oportunidade não ter se estendido a toda a rede, o Centro de Formação do Professor representou uma proposta capaz de possibilitar a algumas professoras construírem, em suas salas de aula, um caminho novo , ainda que a efetivação da Escola do Caminho Novo , como proposta para o sistema de ensino municipal, continuasse sendo um desafio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEscola democrática-
Palavras-chave: dc.subjectEscola do Caminho Novo-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de Formação do Professor-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher development centre-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA formação continuada docente em Juiz de Fora ; construindo a "Escola do Caminho Novo" ?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.