Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Christine Kowal | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Ana Lúcia de Goes Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Bahia, Sergio Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Luccas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756499 | - |
Descrição: dc.description | A importância da acessibilidade arquitetônica na promoção da inclusão social no Brasil é incontestável. Através da NBR 9050, norma brasileira que estabelece diretrizes para a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, é possível garantir a mobilidade e a autonomia das pessoas com deficiência, promovendo a igualdade de oportunidades. O conceito de desenho universal é fundamental no contexto da acessibilidade arquitetônica. É possível projetar espaços que atendam às necessidades de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características individuais. É possível criar ambientes inclusivos e acessíveis, como a execução de rampas, corrimãos e elevadores. No espaço educacional, a acessibilidade arquitetônica desempenha um papel fundamental. Ao garantir que as escolas sejam acessíveis a todos, independentemente de suas limitações físicas, é possível promover a inclusão e o pleno desenvolvimento dos estudantes. Rampas de acesso, banheiros adequados e sinalizações visuais são essenciais para criar um ambiente educacional acolhedor e acessível. A acessibilidade arquitetônica também engloba espaços públicos, como bibliotecas, centros culturais e museus. Através desses ambientes, é possível proporcionar a todos a oportunidade de usufruir plenamente dos recursos e serviços disponíveis, promovendo a inclusão e o acesso à cultura e ao conhecimento. É preciso ressaltar que a acessibilidade arquitetônica vai além do cumprimento de normas. É uma questão de garantir a dignidade e a igualdade de todas as pessoas. Ao promover a acessibilidade, estamos criando uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todos possam exercer plenamente sua cidadania. Em síntese, a acessibilidade arquitetônica desempenha um papel essencial na promoção da inclusão social no Brasil. Através da NBR 9050 e dos projetos pautados no desenho universal, é possível criar espaços acessíveis e inclusivos, proporcionando a todos a igualdade de oportunidades. No espaço educacional e em todos os aspectos da vida em comunidade, a acessibilidade arquitetônica é fundamental para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde todas as pessoas possam participar ativamente e desfrutar plenamente de seus direitos. Pode-se afirmar também que o planejamento arquitetônico vai muito além das condições físicas acessíveis do local | - |
Descrição: dc.description | The importance of architectural accessibility in promoting social inclusion in Brazil is indisputable. Through NBR 9050, a Brazilian standard that establishes guidelines for accessibility to buildings, furniture, spaces and urban equipment, it is possible to guarantee the mobility and autonomy of people with disabilities, promoting equal opportunities. The concept of universal design is fundamental in the context of architectural accessibility. By adopting universal design, it is possible to design space’s that meet the needs of all people, regardless of their individual abilities or characteristics. Through structural adaptations, such as ramps, handrails and elevators, it is possible to create inclusive and accessible environments. In the educational space, architectural accessibility plays a key role. By ensuring that schools are accessible to all, regardless of their physical limitations, it is possible to promote inclusion and the full development of students. Adaptations such as access ramps, adequate restrooms and visual signs are essential to create a welcoming and accessible educational environment. Architectural accessibility also encompasses public spaces such as libraries, cultural centers and museums. By adapting these environments, it is possible to provide everyone with the opportunity to fully enjoy the resources and services available, promoting inclusion and access to culture and knowledge. It should be noted that architectural accessibility goes beyond compliance with standards. It is a matter of guaranteeing the dignity and equality of all people. By promoting accessibility, we are creating a fairer and more inclusive society, in which everyone can fully exercise their citizenship. In short, architectural accessibility plays an essential role in promoting social inclusion in Brazil. Through NBR 9050 and universal design, it is possible to create accessible and inclusive spaces, providing everyone with equal opportunities. In the educational space and in all aspects of community life, architectural accessibility is fundamental to building a truly inclusive society, where all people can actively participate and fully enjoy their rights | - |
Descrição: dc.description | 125 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | NBR 9050 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | NBR 9050 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universal design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational space | - |
Título: dc.title | Análise da acessibilidade arquitetônica e a inclusão de pessoas com deficiência no espaço educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: