O skate como conteúdo de ensino na educação física escolar: uma proposta para sua sistematização no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDevide, Fabiano Pries-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorVianna, Aurélio Pitanga-
Autor(es): dc.creatorSouza, Pedro Simões Alcantara Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756498-
Descrição: dc.descriptionReconhecendo o skate como prática corporal de aventura urbana e conteúdo de ensino da educação física escolar, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de sistematização deste conteúdo para o ensino nas aulas de educação física no ensino fundamental. Com enfoque qualitativo, descritivo, bibliográfico e propositivo, nos debruçamos sobre os conteúdos da educação física, tendo a abordagem crítico emancipatória como perspectiva norteadora. Como resultados desta pesquisa, apresentamos uma proposição de sistematização do conteúdo do skate para as aulas de educação física no ensino fundamental, organizada em cinco seções: a) Aspectos gerais; b) Objetivos; c) Conteúdos; d) Estratégias metodológicas; e) Desafios; e f) Avaliação. Concluímos que há avanços nas sugestões para o ensino do skate nas escolas na literatura recente, além de seu reconhecimento enquanto conteúdo de ensino em documentos oficiais. Contudo, novos estudos são necessários para ampliar sua sistematização para o ensino na educação física escolar, com vistas a oferecer ferramentas para que os docentes possam ensiná-lo nas aulas-
Descrição: dc.descriptionRecognizing skateboarding as an urban adventure corporal practice and teaching content of physical education, the present study aimed to present a proposal to systematize this content for teaching in physical education classes in elementary school. With a qualitative, descriptive, bibliographical and propositional approach, we focused on the contents of Physical Education, using the critical-emancipatory approach as guiding perspective. As a result of this research, we present a proposal of systematization of skateboard content for Physical Education classes in elementary school, organized in five sections: a) General aspects; b) Objectives; c) Contents; d) Methodological strategies; e) Challenges; and f) Evaluation. We conclude that there are advances in the suggestions for the teaching of skateboarding in schools in recent literature, besides its recognition as content of teaching in official documents. However, new studies are needed to broaden their systematization for teaching in physical school education, in order to offer tools so that teachers can teach it in class-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSkate-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSkate (Esporte)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching contents-
Palavras-chave: dc.subjectSkate-
Título: dc.titleO skate como conteúdo de ensino na educação física escolar: uma proposta para sua sistematização no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.