Inclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso na formação do técnico de enfermagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspírito Santo, Fátima Helena do-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jaqueline da-
Autor(es): dc.contributorLima, Dalmo Valério Machado de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Maria de Nazaré de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilvino, Zenith Rosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9067596540439113-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8549284765290566-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3904177110288265-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2320282458293738-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2548588402135708-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7539582782188269-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luiz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16665-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756496-
Descrição: dc.descriptionO estudo abordou a inclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso na formação do Técnico de Enfermagem. Teve, como objetivo geral, propor a inclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso na formação do Técnico de Enfermagem, e específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico de alunos de um curso técnico de enfermagem, descrever o perfil de ensino de alunos de um curso técnico de enfermagem e analisar a relação entre a experiência do aluno e a valorização da inclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso no ensino técnico de enfermagem. Trata-se de estudo analítico, transversal e descritivo de abordagem quantitativa realizado em um curso técnico de enfermagem da rede privada na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, em agosto de 2018, com 334 alunos, de ambos os sexos, regularmente matriculados no segundo semestre e que estavam cursando disciplinas do núcleo profissionalizante. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, cujos dados foram dispostos em uma planilha eletrônica Excel e submetidos à dupla checagem por colaboradores independentes. Posteriormente, os dados foram exportados da planilha para o pacote estatístico Statistical Package for The Social Sciences (SPSS), versão 17.0. Foi feita a análise descritiva de frequência absoluta e relativa, mediana, desvio padrão, percentis e teste de normalidade, com submissão das variáveis categóricas e contínuas ao teste de Qui-quadrado de Pearson. Foi considerado o nível de significância de 5% (p<0,05) para a identificação das variáveis independentes estatisticamente significativas. Para testar a associação entre as variáveis independentes em relação a inclusão de conteúdos sobre cuidado aos idosos, empregou-se a razão de prevalência (RP), com seus respectivos intervalos de confiança (95%). Os resultados apontaram predominância de alunos do sexo feminino p-valor 0,001, faixa etária entre os 16 e 18 anos de idade p-valor 0,027, solteiros p-valor 0,749, sem filhos, residindo com os pais p-valor 0,581, de religião evangélica p-valor 0,010 e, em contato com idosos fora do ambiente escolar e de trabalho, p-valor 0,010. Dentre os participantes, 63,8% estavam matriculados na modalidade articulada de ensino p-valor 0,009, a maioria no período matutino, e 52,7% estavam realizando atividades de estágio p-valor 0,001. Estatuto do Idoso foi a política mais citada pelos participantes. A inclusão de conteúdos sobre cuidado ao idoso foi mais prevalente entre os alunos do sexo feminino (RP 0,80), católicos (RP 1,14) e que autodeclararam ter contato com os idosos (RP 1,15). Essa predominância se mostrou 88% vezes maior no grupo de alunos matriculados na forma de ensino regular; 113% vezes maior no grupo de alunos que estudam no turno da manhã; e 87% vezes maior nos que não haviam iniciado o estágio. A prevalência de alunos favoráveis à inclusão foi 98% vezes maior entre os que não conheciam as políticas públicas do idoso em relação aos que conhecem. A partir da associação dos dados com a inclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso na formação do Técnico de Enfermagem, foi constatada a significância estatística nos parâmetros relativos ao sexo, idade, religião, contato com idosos, modalidade de ensino, turno de matrícula e realização de estágio dos participantes. Concluiu-se que a valorização da inclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso na formação do Técnico de Enfermagem está relacionada diretamente às características individuais dos alunos e às experiências, tanto pessoais quanto de aprendizagem no curso Técnico de Enfermagem-
Descrição: dc.descriptionThis study is about the inclusion of elderly care in the formation of nursing technicians. The main purpose of this study was to propose the inclusion of contents about elderly care in the formation of the nursing technicians, and specific purposes were: characterize the sociodemographic profile of the students from a nursing technicians and analyze the relationship between the experience of the students and the valorization of the inclusion of contents about elderly care in the nursing technician instruction. This is an analytic, transversal and descriptive study of the quantitative approach performed in a private nursing technician school of Baixada Fluminense in the state of Rio de Janeiro, in August of 2018, with 334 students of both genders regularly enrolled in the second semester that were attending subjects of the professional core of the course. The instrument of data collection was a quiz with open and closed questions in an Excel spreadsheet that was submitted to double-check by independent collaborators. After that, the data was exported from the spreadsheet to the statistics package Statistical Package for The Social Sciences (SPSS), version 17.0. A descriptive analysis of relative and absolute frequency was performed, as well as the median, standard deviation, percentiles and normality test, with the submission of categorical and continuous variables to the Pearson’s Chi-square test. A 5% (p<0.05) level of significance was considered for the identification of the statistically significant independent variables. To test the association of the independent variables in relation to the inclusion of the contents about elderly care, the prevalence ratio (RP) was performed with its confidence intervals (95%). The results pointed out the predominance of female students p-value 0.001, from 16 to 18 years old p-value 0,027, single p-value 0,749, with no kids, living with his/her parents p-value 0,581, evangelic p-value 0,010, and they have contact with elderly people out of the school and work environments. Among the study participants, 63,8% of them were enrolled in the articulated teaching modality p-value 0.009, most of them in the morning period, and 52.7% were doing internship activities p-value 0.001. The Statute of the Elderly was the politics tool most cited by the participants. The inclusion of contents about Elderly Care was the most prevalent among the female students (RP 0,80), Catholics (RP 1,14) and the ones who declare to have contact with elderly people (RP 1,15). This predominance showed itself 88% higher in the group of students enrolled in the regular education; 113% higher in the students of the morning period; and 87% higher in the student group that hadn’t started the internship. The prevalence of student favorable to inclusion was 98% higher among the ones that hadn’t known the public politics for elderly people in relation to the ones that already had known it. Through the association between data and the inclusion of contents about elderly care in the formation of nursing technicians, it was found a statistical significance in parameters related to gender, age, religion, elderly contact, teaching modality, enrollment shift and whether the students did their internships or not. It was possible to conclude that the valorization of the inclusion of contents about elderly care in the formation of the nursing technicians is directly related to the individual characteristics of the students, their personal experiences and the ones they had as students-
Descrição: dc.descriptionEste estudio es sobre la inclusión del cuidado del anciano en la formación de Técnicos en Enfermería. El propósito principal de este estudio fue proponer la inclusión de contenidos sobre el cuidado del anciano en la formación de los Técnicos en Enfermería, y los propósitos específicos fueron: caracterizar el perfil sociodemográfico de los estudiantes de un Técnico en Enfermería y analizar la relación entre la experiencia de los estudiantes y la valorización de la inclusión de contenidos sobre el cuidado del anciano en la formación del técnico de enfermería. Este es un estudio analítico, transversal y descriptivo con una abordaje cuantitativa y se realizó en una escuela privada de Técnico en Enfermería de la Baixada Fluminense en el estado de Río de Janeiro, en agosto de 2018, con 334 estudiantes de ambos los géneros matriculados regularmente en el segundo semestre y que asistiran a materias del núcleo profesional del curso. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas en una hoja de Excel que fue sometida a doble verificación por colaboradores independientes. Posteriormente, los datos fueron exportados de la hoja de cálculo al paquete estadístico Statistical Package for The Social Sciences (SPSS), versión 17.0. Se realizó un análisis descriptivo de frecuencia relativa y absoluta, mediana, desviación estándar, percentiles y prueba de normalidad, con el sometimiento de variables categóricas y continuas a la prueba de Chi-cuadrado de Pearson. El nivel del 5% (p <0.05) fue considerado significante para la identificación de las variables independientes estadísticamente significativas. Para testar la asociación entre las variables independientes en relación a la inclusión de contenidos sobre el cuidado con los ancianos, se utilizó la razón de prevalencia (RP) con sus respectivos intervalos de confianza (95%). Los resultados señalaron el predominio de estudiantes mujeres p-valor 0.001, con edad entre 16 y 18 años p-valor 0.027, solteros p-valor 0.749, sin hijos, residiendo con los padres p-valor 0.581, de religión evangélica p-valor 0.010 y en contacto con ancianos fuera del ambiente escolar y de trabajo, p-valor 0.010. Dentro de los participantes, 63.8% estaban inscritos en la modalidad de enseñanza articulada p-valor 0.009, la mayoría en la mañana, y 52.7% estaban haciendo actividades de pasantía p-valor 0.001. El Estatuto de la Tercera Edad fue la política más citada por los participantes. La inclusión de contenidos sobre el cuidado con los ancianos fue más prevalente entre las estudiantes femeninas (RP 0.80), los católicos (RP 1.14), y los que se auto declaran tener contacto con los ancianos (RP 1.15). La prevalencia se mostró 88% veces mayor en el grupo de alumnos registrados en forma de educación regular; 113% veces mayor en el grupo de alumnos que estudian por la mañana; y 87% veces mayor en los que no habían actividades de pasantía. La prevalencia de alumnos favorables a la inclusión fue 98% veces mayor entre los que no conocían las políticas públicas para los ancianos en relación a los que conocían. A partir de la asociación de dados con la inclusión de contenidos sobre cuidados con los ancianos en la formación de lo Técnico de Enfermería, fue encontrada la significancia estadística en los parámetros relativos a género, edad, religión, contacto con ancianos, modalidad de enseñanza, turno de registro y realización de pasantía por los participantes. Se concluyó que la valorización de la inclusión de contenidos sobre cuidados con ancianos en la formación del Técnico en Enfermería está relacionado directamente con las características individuales de los alumnos y a las experiencias tanto personales cuanto profesionales de aprendizaje en el curso técnico en enfermería-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicos de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicos de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional formation-
Palavras-chave: dc.subjectNursing technicians-
Palavras-chave: dc.subjectNursing care-
Palavras-chave: dc.subjectElderly-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermería-
Palavras-chave: dc.subjectEducación-
Palavras-chave: dc.subjectFormación profesional-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicos en enfermería-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados en enfermería-
Palavras-chave: dc.subjectAncianos-
Título: dc.titleInclusão de conteúdos sobre cuidados ao idoso na formação do técnico de enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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