Caminho do saber: trilhando o conhecimento em microbiologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabello, Renata Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5848374921522741-
Autor(es): dc.contributorBomfim, Priscilla Oliveira Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3674929797286865-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Júlia Peixoto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3893496292453427-
Autor(es): dc.contributorAyres, Natália Galito Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1549684866735323-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Izabel Mello-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3303110614761527-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0275917863369590-
Autor(es): dc.creatorSabino, Hellen dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756493-
Descrição: dc.descriptionRelevância do ensino em Microbiologia durante a Educação Básica, através da parceria entre escola pública e instituições de Ensino Superior, por meio de ações extensionistas.-
Descrição: dc.descriptionA microbiologia é uma área da Biologia complexa que requer o desenvolvimento de experimentos para tornar o seu aprendizado menos abstrato. Contudo, o ensino da microbiologia na Educação Básica ainda consiste em um aprendizado teórico dificultando o entendimento da relação direta dos microrganismos com a vida cotidiana e o ambiente. Em vista dessa problemática, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver ações interativas para estudantes do 1o e 3o ano do Ensino Médio, por meio de encontros teóricos que priorizem o entendimento de conceitos básicos relacionados ao tema (tipos de microrganismos e suas interações entre e humanos, animais, plantas e ambiente, noções de higiene e fermentação biológica), além de atividades práticas (coleta e cultivo de microrganismos, uso de microscópio e observação do processo de fermentação) e a produção de eventos relacionados ao tema microbiologia com a apresentação de projetos elaborados pelos alunos. Para tal, foi realizada uma parceria entre uma escola estadual do Rio de Janeiro, localizada no município de Niterói, e o programa de extensão Academia na Escola, desenvolvido por professores da Universidade Federal Fluminense e Fiocruz. O percurso metodológico do projeto foi iniciado com uma série de encontros teóricos e práticos para possibilitar o entendimento sobre conceitos básicos dessa temática. Em seguida, foram realizadas reuniões para auxiliar e orientar a confecção de trabalhos didáticos pelos próprios estudantes que foram apresentados na Feira de Diversidade, Artes, Cultura e Ciências (DACC) da escola. Posteriormente, para celebrar a parceria entre as instituições públicas de Ensino Básico e de Ensino Superior, foi idealizado o I Simpósio Escola com Ciência, onde foram expostos os trabalhos que mais se destacaram na Feira DACC. Durante todo o trabalho, foi observado que a ordem da sequência didática possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação aos preceitos básicos relacionados à microbiologia, permitindo assim, autonomia para a elaboração de projetos com temas relevantes para o dia-a-dia da sociedade em geral. Conclui-se que o incentivo de atividades práticas que estimulem o protagonismo dos estudantes contribui para o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia. Além disso, a integração entre escolas e a universidade é uma alternativa eficaz para a construção de um ambiente colaborativo a fim de promover a melhoria do ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ-
Descrição: dc.descriptionMicrobiology is a complex area of Biology that requires the development of experiments to make learning less abstract. However, teaching microbiology in Basic Education still consists of theoretical learning, making it difficult to understand the direct relationship between microorganisms and everyday life and the environment. In view of this problem, this course conclusion work aimed to develop interactive actions for students in the 1st and 3rd year of high school, through theoretical meetings that prioritize the understanding of basic concepts related to the topic (types of microorganisms and their interactions between humans, animals, plants and the environment, notions of hygiene and biological fermentation), as well as practical activities (collecting and culturing of microorganisms, use of selection and observation of the fermentation process) and the production of events related to the topic of microbiology with the presentation of projects created by students. To this end, a partnership was established between a state school in Rio de Janeiro, located in the municipality of Niterói, and the Academia na Escola extension program, developed by teachers from the Federal Fluminense University and Fiocruz. The project's methodological path began with a series of theoretical and practical meetings to enable the understanding of the basic concepts of this topic. Then, meetings were held to assist and guide the creation of teaching work by the students themselves, which were presented at the school's Diversity, Arts, Culture and Sciences Fair (DACS). Subsequently, to celebrate the partnership between public Basic Education and Higher Education institutions, the 1st School with Science Symposium was created, where the works that stood out most at the DACS Fair were exhibited. Throughout the work, it was observed that the order of the didactic sequence enabled the development of students' critical thinking in relation to the basic precepts related to microbiology, thus allowing autonomy to develop projects with themes relevant to the daily life of society in general. It is concluded that encouraging practical activities that encourage students to take a leading role contributes to the teaching-learning process in microbiology. Furthermore, the integration between schools and the university is an effective alternative for building a collaborative environment to promote improved Science teaching.-
Descrição: dc.description46 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino, microbiologia, extensão e atividades práticas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Microbiologia, Sequência didática, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching, microbiology, extension and practical activities-
Título: dc.titleCaminho do saber: trilhando o conhecimento em microbiologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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