A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorRubini, Gustavo Motta-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nathalia Guaglini da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756486-
Descrição: dc.descriptionApresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais.-
Descrição: dc.descriptionHere we present a proposal that was designed to be implemented in the physics classes of the third year of high school. The approach took into account the prospect of introducing socio-scientific issues as a way to give meaning to the content taught and to contribute to the critical training of students. The theme chosen as the structure of the proposal was "Electricity Production in Nuclear Plants." Because it is a proposed theme and recognizing the difficulty of acceptance in schools, a working group was created in partnership with the public school teachers to organize and elaborate on the activities of the proposal. Participation in the group greatly contributed to our professional development in relation to the approach of the theoretical framework that supports the proposal and also in relation to teamwork. We hope that teachers who are interested in this type of approach may be inspired by the proposal and that it contributes to the teaching of these professionals.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia Nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnfoque CTS-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-scientific issues-
Palavras-chave: dc.subjectSTS-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Título: dc.titleA introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.