A educação, o cenário da pós-modernidade e a questão da normatividade do discurso pedagógico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorBannell, Ralph Ings-
Autor(es): dc.contributorCPF:32306035622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763722P6-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Renato José de-
Autor(es): dc.contributorCPF:12323231122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790953D6-
Autor(es): dc.contributorLeite, Siomara Borba-
Autor(es): dc.contributorCPF:6532100822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7601965102854192-
Autor(es): dc.contributorNunes, Zilda Clarice Rosa Martins-
Autor(es): dc.contributorCPF:52687970859-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787445A0-
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunice Schilling-
Autor(es): dc.contributorCPF:73881988734-
Autor(es): dc.creatorLima, João Francisco Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756459-
Descrição: dc.descriptionThe doctoral thesis Education, the scenario of post-modernity and the issue of normativeness of pedagogical discourse inserts itself in the subject of the relations between post-modernity and education, recognizing the failure of the foundations of metaphysical order as the founding structure of the normativeness of pedagogical discourse. The study takes as reflection input the theoretical contribution of the philosophy that acknowledges the post-modern scenario, taking particularly the contribution of Lyotard, Vattimo and Habermas on the symptoms of the modernity crisis and the emergence of post-modernity and its implications for the constitution of the normativeness of pedagogical discourse. The analysis also considers the theoretical production of the area of education that directly discusses the purposes of education, focusing the contribution of Anísio Teixeira and Dermeval Saviani to the configuration of Brazilian educational thought during the 20th century, beginning with the examination of the philosophical foundations that sustain their thoughts. Finally, the study ratifies the recognition of the importance of pedagogical tradition as a mediator element, though not taken substantively, and, at the same time, it recognizes the fecundity of some contributions of post-modern thinking to provide contents that establish, even though in a less perennial way, the normativeness of the discourse.-
Descrição: dc.descriptionA tese de doutorado A educação, o cenário da pós-modernidade e a questão da normatividade do discurso pedagógico se insere na temática das relações entre pós-modernidade e educação, reconhecendo a falência dos fundamentos de ordem metafísica enquanto estrutura fundante da normatividade do discurso pedagógico. O estudo toma como aporte de reflexão a contribuição teórica da filosofia que reconhece o cenário pós-moderno, tomando em particular a contribuição de Lyotard, Vattimo e Habermas sobre os sintomas da crise da modernidade e emergência da pós-modernidade e suas implicações para a constituição da normatividade do discurso pedagógico. A análise considera também a produção teórica da área da educação que discute de forma direta os fins da educação, tomando como foco a contribuição de Anísio Teixeira e Dermeval Saviani para a configuração do pensamento pedagógico brasileiro, durante o século XX, a partir do exame dos fundamentos filosóficos que amparam as suas reflexões. Por fim, o estudo firma o reconhecimento da importância da tradição pedagógica como elemento mediador, ainda que não tomado de forma substantiva, e, ao mesmo tempo, reconhece a fecundidade de algumas contribuições do pensamento pós-moderno para fornecer conteúdos que embasem, ainda que de modo menos perene, a normatividade do discurso.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectNormas-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy of education-
Palavras-chave: dc.subjectPost-modernity-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical discourse-
Palavras-chave: dc.subjectNormativeness-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA educação, o cenário da pós-modernidade e a questão da normatividade do discurso pedagógico-
Título: dc.titleEducation, the scenario of post-modernity and the issue of normativeness of pedagogical discourse-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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