Fontes para a História da Educação Matemática: Imprensa e a Matemática Moderna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756456-
Descrição: dc.description13p. ISSN 1518-3483. eISSN 1981-416X-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações com a História, a Educação e a Educação Matemática. Essas discussões acompanham outros debates que mostram que o trabalho do historiador e as ferramentas utilizadas para escrever a história vêm sofrendo diversas influências que proporcionaram a ampliação de conceitos e a admissão de novos instrumentos e de novas abordagens à pesquisa histórica que estão sendo incorporadas pelos pesquisadores que se dedicam à História da Educação Matemática brasileira. Nesse artigo, tem-se como objetivo enfatizar o uso do jornal como fonte histórica, rico para a compreensão das práticas escolares, destacando a sua importância como veículo de divulgação das idéias do Movimento da Matemática Moderna no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionIn the last few years have being increasing the studies about the History of Mathematics Education in Brazil. The discussions about the paternity of History of Mathematics Education and its relations with History, Education and Mathematics Education have being increasing too. These discussions are coming with another debates that show that the historians’ work and the tools they use to write the history are changing, and influencing the work of mathematics education researchers as the same way. These influences are making possible the enlargement of some concepts and admission of new visions about historic research, which are being incorporated by researchers of Brazilian history of mathematics education. This paper intends to empathize the use of journals as a historic source, rich to comprehend schools practices, pointing out its importance as means of spreading the Modern Mathematics movement ideas in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)-
Relação: dc.relationRevista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.65-77, maio./ago. 2006-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática moderna-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectPress-
Palavras-chave: dc.subjectModern mathematics-
Título: dc.titleFontes para a História da Educação Matemática: Imprensa e a Matemática Moderna-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.