A primavera secundarista e o universo da cibercultura: análises a partir do pensamento gramsciano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorPinto, Maria Martha D'Angelo-
Autor(es): dc.contributorLole, Ana-
Autor(es): dc.contributorCunha, Pedro Cláudio Cunca Brando Bocayuva-
Autor(es): dc.contributorSangenis, Luiz Fernando Conde-
Autor(es): dc.contributorLima, Telma Cristiane Sasso de-
Autor(es): dc.contributorGomes, Victor Leandro Chaves-
Autor(es): dc.creatorSantos, Roberta Kerr dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756444-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa investigou a relação das reflexões contidas nos escritos carcerários do pensador italiano Antonio Gramsci com a práxis política da Primavera Secundarista via self media nos registros em circulação nas mídias sociais virtuais. Na atualidade, com o aumento de usuários conectados nas malhas da internet – no Brasil são 102 milhões de internautas (53% da população) –, urge refletir sobre a perspectiva multimidiática do movimento social de ocupação de escolas concernente à viralização de textos orais, escritos e/ou imagéticos com conteúdos que possam representar uma hegemonia do povo e colaborar para um posicionamento a favor da construção de um Estado democrático popular. No ano de 2016, logo após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), o Brasil passou por um turbilhão de drásticas mudanças políticas pós-golpe. Dentre essas mudanças, três iniciativas legislativas do governo do presidente Michel Temer causaram grande preocupação por conta de seu impacto social para a educação no país, sendo elas a Proposta de Emenda Constitucional 241-55/2016 – conhecida como PEC do Teto de Gastos Públicos –, a Reforma do Ensino Médio e o Projeto Escola Sem Partido. O universo da cibercultura, baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é considerado por muitos estudiosos um espaço democrático de múltiplas vozes, que pode ser um recurso político-pedagógico oportuno para a luta de classes. Assim, algumas das indagações que compõem a tessitura desta tese são: Como viralizar os ideais contra a hegemonia da classe dominante e conscientizar a classe oprimida? Qual o potencial da self media, enquanto produções da cibercultura, para a constituição de uma vontade coletiva e consequente propagação de reivindicações populares? Nos discursos dos registros da Primavera Secundarista, enquanto movimento social em rede, comparecem ideologias que revelam a paixão política e o interesse na conquista de um Estado democrático-popular? Refletindo sobre os algoritmos e os sistemas de pesquisas na internet, a partir do provedor líder de mecanismo on-line de buscas, o Google, a metodologia para o mapeamento do corpus se baseia na localização de composições narrativas realizadas pelos próprios alunos. Desse modo, foram selecionados quatro documentários que utilizaram imagens e vídeos publicados no Twitter, Facebook, YouTube e blogues à época do movimento. Para a perspectiva teórica, são considerados essenciais os pensamentos de Gramsci, já que suas palavras fundamentam inúmeros conceitos utilizados nesta investigação e, principalmente, porque suas reflexões subsidiam criticamente, e com o vigor necessário, as questões propostas-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present research investigated the relationship of the reflections contained in the prison writings of the Italian thinker Antonio Gramsci with the political praxis of Primavera Secundarista via self media in the records in circulation on virtual social media. Nowadays, with the increase of users connected to the internet networks - in Brazil there are 102 million Internet users (53% of the population) - it is urgent to reflect on the multimedia perspective of the social movement of school occupation regarding the viralization of oral, written texts and / or imagery with content that can represent a hegemony of the people and collaborate for a position in favor of building a popular democratic state. In 2016, shortly after the impeachment of President Dilma Rousseff, of the Partido dos Trabalhadores (PT), Brazil went through a whirlwind of drastic political changes after the coup. Among these changes, three legislative initiatives by the government of President Michel Temer caused great concern because of their social impact on education in the country, namely the Proposta de Emenda Constitucional 241-55 / 2016 - known as the PEC of the Public Spending Ceiling - , the Reforma do Ensino Médio and the Projeto Escola Sem Partido. The universe of cyberculture, based on Information and Communication Technologies (ICTs), is considered by many scholars to be a democratic space with multiple voices, which can be an opportune political-pedagogical resource for class struggle. Thus, some of the questions that make up the fabric of this thesis are: How to viralize the ideals against the hegemony of the ruling class and raise awareness of the oppressed class? What is the potential of self media, as cyberculture productions, for the constitution of a collective will and the consequent spread of popular demands? In the speeches of the registries of Primavera Secundarista, as a networked social movement, do ideologies appear that reveal political passion and interest in the conquest of a popular democratic state? Reflecting on the algorithms and search systems on the internet, from the leading online search engine provider, Google, the methodology for mapping the corpus is based on the location of narrative compositions made by the students themselves. In this way, four documentaries were selected that used images and videos published on Twitter, Facebook, YouTube and blogs at the time of the movement. For the theoretical perspective, Gramsci's thoughts are considered essential, since his words underpin numerous concepts used in this investigation and, mainly, because his reflections subsidize critically, and with the necessary vigor, the proposed questions-
Descrição: dc.description206 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntonio Gramsci-
Palavras-chave: dc.subjectPrimavera secundarista-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectGramsci, Antônio, 1891-1937-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Palavras-chave: dc.subjectAntonio Gramsci-
Palavras-chave: dc.subjectPrimavera secundarista-
Palavras-chave: dc.subjectCyberculture-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectSocial movement-
Título: dc.titleA primavera secundarista e o universo da cibercultura: análises a partir do pensamento gramsciano-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.