Números Irracionais : análise de livros didáticos sob uma perspectiva histórica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Leonardo Navarro de-
Autor(es): dc.contributorBoff, Daiane Scopel-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Girlane de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756427-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute o contexto do ensino dos números irracionais nos anos finais do Ensino Fundamental, procurando identificar algumas das dificuldades na compreensão do conceito de número irracional a partir da análise de uma seleção de livros didáticos de uso corrente. Aborda o ensino dos números irracionais, a partir de categorias de análise, sendo estas: abordagem inicial e formalização histórica, utilização de exemplos, e o tratamento apresentado nos exercícios. Faz uma apresentação da história dos números irracionais, desde antes dos gregos, com ênfase na matemática grega, mostrando a irracionalidade da raiz quadrada de 2, a construção do número pi, e a incomensurabilidade dos números, por meios de procedimentos que foram construídos na época, sendo eles a antifairese , e a formulação da teoria das proporções de Eudoxo, que tem relação com a formalização dos números por cortes de Dedekind. Ao final, faz uma discussão relacionando a formalização histórica, o ensino e a importância da História da Matemática no processo de ensino dos números irracionais-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the context of teaching irrational numbers in the final years of elementary school, trying to identify some of the dif ficulties in understanding the concept of irrational number from the analysis of a selection of currently used textbooks. It approaches the teaching of irrational numbers from categories of analysis, such as: initial approach and historical formalization, use of examples, and the treatment presented in the exercises. It presents the history of irrational numbers since before the Greeks, with emphasis on Greek mathematics, showing the irrationality of the square root of 2, the construction of the number pi, and the incommensurability of numbers through procedures that were built at that time, such as antiphairesis, and the formulation of the theory of proportions by Eudoxo, which is related to the formalization of numbers by Dedekind cuts. In the end, it makes a discussion relating the historical formalization, teaching and the importance of the History of Mathematics in the process of teaching irrational numbers-
Descrição: dc.description59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemática.-
Palavras-chave: dc.subjectNúmero irracional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectIrrational numbers-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectText books-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of mathematics-
Título: dc.titleNúmeros Irracionais : análise de livros didáticos sob uma perspectiva histórica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.