Programa Residência Pedagógica em Ciências Sociais e seus impactos na formação do licenciando

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Otavio Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756423-
Descrição: dc.descriptionA experiência docente, como o nome sugere, é uma vivência empírica. Conforma-se em um locus particular, qual seja, a escola. Dono de uma história particular, o espaço da escola é altamente específico e concentra em si um sem número de contextos e trâmites que germinam tão somente em um espaço que, por excelência, propõe-se a educar as mentes que por lá passam. Tal missão, quando pensada nos termos de um fazer profissional, lança uma série de desafios para os agentes que irão se propor a dar conta de tal objetivo: pedagogos, coordenadores, diretores e, na linha de frente de todo este processo, os professores e professoras. O Programa Residência Pedagógica permite não só uma inserção profunda no mundo profissional escolar, como também uma constante prática autorreflexiva da mesma, contribuindo de maneira avultada para a qualificação do profissional a ser formado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação do licenciando em Ciências Sociais, futuro professor de Sociologia, focando nas deficiências estruturais da formação proposta pelas licenciaturas e em que medida a experiência de formação proposta pelo Programa consegue dar conta destas deficiências. O método utilizado foi o relato reflexivo da experiência do autor deste trabalho, licenciando em Ciências Sociais, que participou na qualidade de bolsista, pela vigência de um ano, do primeiro edital do Programa Residência Pedagógica. Tendo atuado regularmente como professor regente de uma turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual, baixo a supervisão de um professor devidamente concursado e alocado na mesma, a inserção profunda nos afazeres cotidianos da realidade profissional do magistério tornaram-se um aspecto integral do processo de formação deste licenciando. Percebendo a riqueza de tal experiência para a formação, as reflexões feitas à luz desta permitiram lançar luz em uma série de questões não contempladas pela licenciatura em seu caráter normativo. Desta forma, o cruzamento da experiência de prática profissional reflexiva constante e o modelo de formação proposto pela licenciatura permitem-nos revelar pontos de tensão que lançam luz em deficiências e possibilitam apontar caminhos rumo ao recrudescimento da excelência na formação do profissional de ensino, neste contexto, o professor e a professora de sociologia. Pudemos perceber, em face às reflexões tecidas, que a licenciatura normativa, isto é, o caminho de formação proposto pelo plano de curso da universidade, suas disciplinas, conteúdos e, principalmente, práticas, possui um distanciamento notável daquilo que é exigido do professor quando este chega ao ""chão da escola"", preparando-o pouco para atender às demandas profissionais do magistério. A universidade oferta uma formação que pode ser caracterizada como ""bacharelesca"", isto é, permanece com um enfoque grande naquilo que é comum ao universo profissional do pesquisador. O que se exige do aluno da licenciatura é o domínio, ainda que superficial, das linhas gerais de importantes marcos teóricos dos três ramos das ciências sociais comuns ao currículo: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. As provas e trabalhos propõem ou o esforço interpretativo dos modelos teóricos ou a aplicação básica de modelos de análise, ou, ainda, a revisão de literatura interessada a algum aspecto particular de uma destas ciências, de modo que discussões a respeito da educação, magistério e docência ou não aparecem ou figuram como comentários passageiros e de segunda ou terceira mão. As ciências da educação, por sua vez, aparecem em disciplinas separadas, também centradas em si mesmas, fazendo pouca ou nenhuma associação às ciências sociais que deverão ser instrumentalizadas nos contextos da escola básica pelos profissionais a serem formados. Conclui-se, então, que o profissional resultante deste processo de formação possui certo domínio de marcos teóricos importantes referentes às três grandes Ciências Sociais que integralizam o currículo da licenciatura, mas não compreende como colocá-las ao serviço do magistério na escola básica. Em outras palavras, possui certo domínio teórico, mas carece dos conhecimentos necessários para transpor este conhecimento teórico para as necessidades colocadas pela escola básica brasileira e pelo exercício da docência dentro deste espaço. O profissional formado possui, portanto, baixa qualificação, no fim das contas ""formando-se"" propriamente no decurso da trajetória profissional, não raro dando-se a práticas de ensino e aprendizagem equivocadas que contribuem sobremaneira para a perpetuação da atual qualidade do ensino brasileiro-
Descrição: dc.descriptionThe teaching experience, as the name suggests, is an empirical experience. It is conformed into a particular locus, namely the school. Owner of a particular history, the school space is highly specific and concentrates in itself a number of contexts and procedures that germinate only in a space that, par excellence, proposes to educate the minds that pass through there. Such a mission, when thought in terms of a professional activity, poses a series of challenges for the agents who propose to achieve this objective: educators, coordinators, directors and, in the front line of this whole process, teachers. The Pedagogical Residency Program allows not only a deep insertion in the school professional world, but also a constant self-reflexive practice, contributing greatly to the qualification of the professional to be formed. In this sense, this work aims to demonstrate the contributions of the Pedagogical Residency Program to the formation of the graduate student in Social Sciences, future professor of Sociology, focusing on the structural deficiencies of the formation proposed by the graduation courses and to what extent the formation experience proposed by the Program addresses these deficiencies. The method used is the reflexive account of the experience of the author of this work, graduating in Social Sciences, who participated, for the duration of one year, of the first call for the Pedagogical Residence Program in Brazil. Having acted regularly as a regent teacher in a third-year high school class at a state school, under the supervision of a duly admitted and allocated teacher, the deep insertion in the daily affairs of the professional reality of the teaching profession became an integral aspect of this licensee's formation process. Realizing the richness of such experience, the reflections made over this experience allowed to shed light on a series of issues not covered by the degree in its normative character. In this way, the crossing of the experience of constant reflexive professional practice and the formation standard proposed by the university allow us to reveal points of tension that shed light on deficiencies and make it possible to point out paths towards the resurgence of excellence when forming teaching professionals, in this context, the teacher of sociology. We were able to perceive, following the reflections woven, that the normative degree, that is, the training path proposed by the university's course plan, its disciplines, contents and, mainly, practices, has a notable distancing from what is required of the teacher when he or she reaches the ""school floor"", preparing them little to meet the professional demands of the teaching profession. The university offers a training degree that can be characterized as ""bacharelesca"", that is, it sticks, with great emphasis, to what is common to the professional universe of the researcher. What is required from the undergraduate student is the mastery, although superficial, of the general lines of important theoretical frameworks of the three branches of social sciences common to the curriculum: Anthropology, Sociology and Political Science. The tests and evaluations propose either theinterpretative effort of theoretical models or the basic application of models of analysis, or even the revision of literature interested in some particular aspect of one of these sciences, so that discussions about education and teaching whether do not appear or appear as passing comments and second or third hand observings. The educational sciences, in turn, appear in separate disciplines, also centered on themselves, making little or no association with the social sciences that should be used in the basic school contexts by the professionals to be trained. It is concluded, then, that the professional resulting from this training process has a certain mastery of important theoretical milestones referring to the three great Social Sciences that make up the curriculum of the course, but does not understand how to put them at the service of the teaching staff in the basic school. In other words, it has a certain theoretical domain, but it lacks the necessary knowledge to transpose this theoretical knowledge to the needs posed by Brazilian basic school and the exercise of teaching within this space. The trained professional has, therefore, low qualification, acquiring its professional practices properly properly during the work track pursued along, often resulting in the creation of wrong teaching and learning practices and techniques that contribute greatly to the perpetuation of the current quality of Brazilian education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectDegree in Social Sciences-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Residency Program-
Título: dc.titlePrograma Residência Pedagógica em Ciências Sociais e seus impactos na formação do licenciando-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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