Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morais, Maria Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8969338037817422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros Junior, Luciano Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4712470140480004 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Marciano Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0846606173611964 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9448573495636492 | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Caio Luiz Vieira Pacheco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:44:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:44:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26412 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756411 | - |
Descrição: dc.description | A educação inclusiva vem ultrapassando concepções antigas de atendimentos especializados e mostrando cada vez mais sobre a importância da adaptação curricular. A aprendizagem está diretamente ligada ao currículo e quando se trata de aluno com deficiência a adaptação curricular se mostra imprescindível. Foi realizada uma pesquisa na APAE de Além Paraíba para conhecer como é feito o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual nas aulas de física, visto que os mesmos frequentam aulas também em sala de aula regular. Realizamos uma aula de física experimental, com material adaptado na APAE para alunos com deficiência intelectual. Vimos que as dificuldades de aprendizagem são variáveis e cada deficiência é única, dessa forma é necessário que adaptações curriculares específicas sejam feitas para que a inclusão escolar ocorra efetivamente. | - |
Descrição: dc.description | Inclusive education has been going beyond old conceptions of specialized care and showing more and more about the importance of curricular adaptation. Learning is directly linked to the curriculum and when it comes to students with disabilities, curriculum adaptation is essential. A survey was carried out at APAE in Além Paraíba to know how the process of including students with intellectual disabilities in physics classes is done, since they also attend classes in the regular classroom. We held an experimental physics class, with material adapted at APAE for students with intellectual disabilities. We saw that learning difficulties are variable and each disability is unique, so it is necessary that specific curricular adaptations are made so that school inclusion occurs effectively. | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular adaptation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Título: dc.title | A inclusão dos alunos da APAE de Além Paraíba com deficiência intelectual em aulas de física no ensino regular com recursos adaptados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: