A inclusão dos alunos da APAE de Além Paraíba com deficiência intelectual em aulas de física no ensino regular com recursos adaptados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorMedeiros Junior, Luciano Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4712470140480004-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Marciano Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0846606173611964-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9448573495636492-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Caio Luiz Vieira Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26412-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756411-
Descrição: dc.descriptionA educação inclusiva vem ultrapassando concepções antigas de atendimentos especializados e mostrando cada vez mais sobre a importância da adaptação curricular. A aprendizagem está diretamente ligada ao currículo e quando se trata de aluno com deficiência a adaptação curricular se mostra imprescindível. Foi realizada uma pesquisa na APAE de Além Paraíba para conhecer como é feito o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual nas aulas de física, visto que os mesmos frequentam aulas também em sala de aula regular. Realizamos uma aula de física experimental, com material adaptado na APAE para alunos com deficiência intelectual. Vimos que as dificuldades de aprendizagem são variáveis e cada deficiência é única, dessa forma é necessário que adaptações curriculares específicas sejam feitas para que a inclusão escolar ocorra efetivamente.-
Descrição: dc.descriptionInclusive education has been going beyond old conceptions of specialized care and showing more and more about the importance of curricular adaptation. Learning is directly linked to the curriculum and when it comes to students with disabilities, curriculum adaptation is essential. A survey was carried out at APAE in Além Paraíba to know how the process of including students with intellectual disabilities in physics classes is done, since they also attend classes in the regular classroom. We held an experimental physics class, with material adapted at APAE for students with intellectual disabilities. We saw that learning difficulties are variable and each disability is unique, so it is necessary that specific curricular adaptations are made so that school inclusion occurs effectively.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular adaptation-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Título: dc.titleA inclusão dos alunos da APAE de Além Paraíba com deficiência intelectual em aulas de física no ensino regular com recursos adaptados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.