Imagem do Rio de de Janeiro como um destino turístico: análise das percepções dos jovens paulistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorMarques, Osíris Ricardo Bezerra-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, João Evangelista Dias-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Thais Caroline Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756407-
Descrição: dc.descriptionO estudo se propõe a esclarecer a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico na percepção da dos jovens paulistas do Vale do Paraíba. E também a investigar a influência da imagem percebida na intenção de visitar o destino estudado e identificar as preferências de viagem do público alvo. O Rio de Janeiro foi escolhido como objeto de estudo da pesquisa tendo em vista a importância nacional e internacional da cidade como destino turístico. Foram realizados dois estudos por meio de combinações de metodologias qualitativas e quantitativas que indicaram o posicionamento da marca cidade do Rio de Janeiro no imaginário do público-alvo. No estudo 1, analisou o conteúdo do material promocional da cidade do Rio de Janeiro, e investigou o imaginário dos jovens paulistas. Foi observado no estudo 1, que existe concordância parcial entre as imagens percebidas com as imagens projetadas da cidade do Rio de Janeiro, diagnosticando que a capital carioca possui uma imagem contraditória. No estudo 2, examinou-se a imagem da cidade através da lista de atributos e de sentimentos gerados a partir do estudo 1. Posteriormente os resultados foram tratados por meio da análise fatorial a qual gerou 8 fatores: 1- “Rio é assustador”; 2- “Rio é lazer e férias”; 3- “Rio é agito e diversão”; 4- “Rio é carnaval e música”; 5- “Rio é cidade maravilhosa”; 6- “Rio é bem-estar, artes e tendências”; 7- “Rio é problemas ambientais”; 8-“ Rio é gentileza”. Foi verificado no estudo 2, que fatores gerados estão de acordo com os elementos encontrados no estudo 1. Deste modo, ratificando que a percepção da imagem da cidade do Rio de Janeiro perante o público-alvo é contraditória. Ao mesmo tempo, percebem a cidade com um lugar de paisagens exuberantes, como também um lugar perigoso e violento. Este estudo permite concluir que a imagem contraditória interfere na intenção e no interesse em visitar a cidade, como também na recomendação. Os resultados revelaram que não existe diferença na percepção da imagem entre o grupo dos turistas que já visitaram Rio de Janeiro e aqueles que ainda não a visitaram-
Descrição: dc.descriptionThis study offered to clarify the image of Rio de Janeiro as a tourist destinationin the perception of Vale do Paraiba’s young people and also to investigate the influence of perceived image in the intention in visiting the researched city and identify the travel preferences of the target audience. The Rio de Janeiro was chosen as the object of a research study, because it is an important tourist destination in the national and international market. Two studies were conducted using combinations of qualitative and quantitative methodologies that have indicated the brand positioning in the city of Rio de Janeiro in the imagination of the target public. The study 1 have examined the content of promotional material from the city of Rio de Janeiro, and investigated the imagination of Vale do Paraiba’s young people. It was noted at the first study that there is an agreement which exists between the images perceived with the projected images of the city of Rio de Janeiro, diagnosing that the city has a contradictory image. The study 2, it has been considered the city´s image through the list of attributes and feelings generated from the study 1. Subsequent the results were treated by analyze factor, which generated 8 factors: 1- “Rio is scary”; 2- “Rio is leisure and holidays”; 3- “Rio is exciting and enjoyment”; 4- “Rio is carnival and music”; 5- “The marvelous city”; 6- “Rio is wellness, arts and trends”; 7- “Rio is environmental problems”; 8- “Rio is kindness”. It have checked in the second study which two factors are generated in accordance with the elements have found in the first study. Therefore, confirming that the perceived image of the city Rio de Janeiro before the audience is contradictory. At the same time, they notice the city as a place of exuberant landscapes, also as a dangerous place and violent. This study lets to conclude that the contradictory image interfere in intention and interest in to visit the city as a tourist destination. The results revealed that there is no difference in image perception among a tourist´s group who have visited Rio de Janeiro and those who have not visited-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem dos destinos-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectTuristas-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião pública-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectDestinations´s image-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleImagem do Rio de de Janeiro como um destino turístico: análise das percepções dos jovens paulistas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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