Modos de ver: a poética de João Miguel Fernandes Jorge

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Ida Maria Santos Ferreira-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Mônica Genelhu-
Autor(es): dc.contributorMaffei, Luis Claudio de Sant’Anna-
Autor(es): dc.creatorPatrício, Nathália Primo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22292-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756402-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação se propõe a analisar os diálogos interartes em uma parte da obra poética de João Miguel Fernandes Jorge – um dos mais fortes e produtivos poetas portugueses contemporâneos –, além de evidenciar alguns mecanismos discursivos que sustentam esse diálogo. Para tanto, selecionamos poemas dos livros Turvos Dizeres (1973), uma das obras iniciais da carreira literária do poeta, e Mirleos (2015), uma de suas obras mais recentes, a fim de observar como se articulam as relações entre poesia e arte nessa poética em momentos distintos de publicação. Observou-se como o trabalho com a imagem nos poemas se elabora principalmente a partir da referencialidade a diversos objetos estéticos tais como pinturas, esculturas e fotografias e, por isso, também nos propomos a verificar como o discurso poético se constitui nas referidas obras poéticas a partir dos mecanismos referenciais e narrativos e dos procedimentos citacionais-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the inter-art dialogues in the poetic work of João Miguel Fernandes Jorge - one of the most well-known and influential contemporary Portuguese poets - , in addition to demonstrating some discursive mechanisms that support these dialogues. In order to do so, poems were selected from the books Turvos Dizeres (1973), one of the poet’s early works, and Mirleos (2015), one of his most recent works, in order to observe how the relationships between poetry and art are articulated in his poetic work at different times of publication. We argue that the work with images in the poems elaborates itself mainly due to the referentiality to diverse aesthetic objects such as paintings, sculptures and photographs, and therefore, we also examine how the poetic discourse composes itself in the referred works from the referential and narrative mechanisms and the citational procedures used for the composition of the poems-
Descrição: dc.description112f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJoão Miguel Fernandes Jorge-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo interartes-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia portuguesa contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectJorge, João Miguel Fernandes, 1943--
Palavras-chave: dc.subjectPoesia portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectInter-art dialogues-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary portuguese poetry-
Título: dc.titleModos de ver: a poética de João Miguel Fernandes Jorge-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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